Duda Salabert vai entrar com ação judicial pelo adiamento do Enem

Duda Salabert Enem
Vereadora vai pedir adiamento do exame para maio, conforme enquete feita pelo MEC (Karoline Barreto/CMBH + Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A vereadora Duda Salabert (PDT) anunciou que vai protocolar uma ação judicial solicitando o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), diante dos níveis preocupantes de avanço da Covid-19 no Brasil. A prova será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital.

Ao BHAZ, a vereadora e professora afirmou que seu gabinete vai oficializar a ação judicial nesta segunda-feira (11). Ela está em contato com o PDT (Partido Democrático Trabalhista) para confirmar se as instâncias estadual e nacional do partido apoiarão o pedido, e acredita que a aplicação do exame em janeiro é um “atentado à saúde pública”.

Adiamento para maio

A ação vai pedir o adiamento do exame para maio, conforme resultado de enquete realizada pelo MEC (Ministério da Educação). Em julho de 2020, a pasta anunciou que a prova seria aplicada em janeiro, contrariando 49,7% dos estudantes, que votaram para que o Enem impresso fosse aplicado em maio. Originalmente, o exame seria feito em novembro de 2020, mas a data foi alterada devido à pandemia.

“Considera-se que, além do desrespeito à vontade dos estudantes, não estão previstos protocolos eficientes de proteção aos estudantes, tais quais a adequada ventilação dos locais de aplicação, adoção de medidas de distanciamento, bem como a proteção dos aplicadores e demais profissionais envolvidos na realização do exame”, escreveu Duda Salabert nas redes sociais.

Diante dos preocupantes índices de ocupação do sistema de saúde de Belo Horizonte, das novas medidas de restrição ao…

Publicado por Duda Salabert em Sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

“Coletivamente, também estudamos a construção de alternativas para mitigar os prejuízos da falta de acesso de alunos da rede pública ao ensino remoto durante a pandemia”, concluiu a vereadora. A DPU (Defensoria Pública da União) também entrou, nessa sexta-feira (8), com pedido junto à Justiça pelo adiamento do Enem.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!