Eclipse solar em BH: Espaço do Conhecimento UFMG promove observação gratuita no Mineirão

O fenômeno será observado de forma segura com ajuda de um telescópio especial (Divulgação/Espaço do Conhecimento UFMG)

Os moradores de Belo Horizonte poderão observar o eclipse solar que ocorrerá no próximo sábado (14) com um telescópio especial diretamente da esplanada do Mineirão. O evento é uma iniciativa do Espaço do Conhecimento UFMG.

A observação será feita com o auxílio de um equipamento com filtro especial, que permitirá a contemplação segura do fenômeno.

O Espaço do Conhecimento explica que um eclipse solar ocorre quando Terra, Lua e Sol estão perfeitamente alinhados, com o satélite natural ocultando a estrela. No sábado, os habitantes da capital mineira poderão ver a Lua cobrindo até 50% do astro-rei. O fenômeno terá início às 15h37 e atingirá seu pico às 16h49, quando formará uma bela paisagem celeste no momento de maior cobertura do Sol. Ele termina às 17h53. 

Algumas cidades dos EUA, de países da América Central, Colômbia e das regiões Norte e Nordeste brasileiras estarão na estreita faixa de totalidade. Nesses locais, onde ocorrerá um eclipse solar anular, a Lua estará um pouco afastada da Terra e não irá encobrir totalmente o disco solar, criando um anel brilhante ao redor da sombra.

Outros métodos, como a técnica pinhole e filtros de soldador nº 14, também serão utilizados. A equipe do Núcleo de Astronomia do museu, que acompanhará a atividade, reforça a não utilização de  óculos escuros e chapas de raio-x para observação do fenômeno. Tais materiais não garantem proteção adequada aos olhos, e podem acarretar em danos graves à visão.

A observação do Eclipse Solar Parcial tem início às 15h e duração aproximada de 3 horas. A participação é livre para o público de todas as idades, a partir de seis anos. Não é necessário retirada de ingressos. A atividade aberta será realizada somente mediante condições climáticas propícias.

Edição: Lucas Negrisoli
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!