Eclipse solar: UFMG promove observação com telescópios na Praça Sete e no Mineirão

eclipse solar
Eclipse solar 2023 acontecerá em cerca de 50% em Belo Horizonte (Reprodução/Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai promover, neste sábado (14), dois eventos de observação do eclipse solar 2023, em BH. Quem estiver passeando pela Praça Sete ou na Esplanada do Mineirão poderá observar o fenômeno com o auxílio de telescópios.

O Eclipse Solar Anular ocorrerá aproximadamente às 15h do sábado. Parte do Brasil poderá observar o fenômeno e, em Belo Horizonte, cerca de 50% do fenômeno será visível, segundo o Grupo de Astronomia da UFMG.

Esse tipo de eclipse ocorre quando “a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, de modo a bloquear parte da luz solar e formar um efeito conhecido como ‘Anel de Fogo'”, explicou o grupo em uma postagem no Instagram.

Um dos pontos de observação será na Praça Sete, às 15h30. O Grupo de Astronomia da UFMG disponibilizará, além de telescópios, espelhos, câmaras escuras e lentes para observação direta. O cientista Renato de Las Casas e os monitores do grupo estarão disponíveis para explicações e auxílio na observação.

Na Esplanada do Mineirão, no bairro São Luiz, a observação será por meio de um dos telescópios do Espaço do Conhecimento da UFMG, com um filtro especial para que o público observe de forma segura. A prática também usará a técnica pinhole e filtros de soldador nº 14.

A equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento acompanhará a atividade e reforça a não utilização de óculos escuros e chapas de raio X para observar o fenômeno, pois não garantem proteção adequada.

O evento de observação do Espaço do Conhecimento UFMG vai durar aproximadamente 3 horas. Podem participar todos os públicos, a partir dos 6 anos.

Arreda pra Cá

Se você é mineiro, é quase impossível que nunca tenha ao menos ouvido falar do Giramundo. O teatro de bonecos com maior acervo do Brasil – são 1,7 mil bonecos ao todo – começou como uma brincadeira no quintal de uma família mineira.

Agora, mais de 53 anos e inúmeros projetos de sucesso depois, eles estão no Arreda pra Cá, podcast do BHAZ. A conversa com o Giramundo está disponível no Youtube do BHAZ, confira:

Com UFMG

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!