Edital para duplicação da BR-381 entre BH e Governador Valadares é aprovado; leilão será em agosto

br-381 vai a leilão em novembro
Edital para duplicação da BR-381 deve ser publicado nesta sexta (Reprodução Movimento Nova 381)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou nesta quinta-feira (16) o edital que prevê obras de duplicação da BR-381 entre BH e Governador Valadares, em Minas Gerais. A concessão do trecho, que soma 303,4 km, deve ser publicada no Diário Oficial da União amanhã (17).

A previsão é de que haja um investimento de R$ 9 bilhões. A ANTT marcou o leilão para 29 agosto. “Serão 30 anos de concessão que garantirão mais fluidez e segurança na rodovia, que desempenha um papel fundamental no fluxo logístico e econômico de Minas Gerais e do país”, diz a agência.

Além da conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes, as obras preveem 106 km de duplicação de novos trechos.

Está prevista ainda a implantação de 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape.

“A concessão da BR-381/MG ainda tem o potencial de gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região de Minas Gerais”.

Em novembro do ano passado, o projeto de leilão da BR-381 em Minas Gerais não recebeu nenhuma proposta. Por nota, o ministério e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) confirmou o leilão deserto da BR-381.

De acordo com os órgãos, “o Governo Federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381”.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!