‘Ai, credo, a água acabou mais uma vez’: Moradores da Grande BH protestam com paródia de torcida do Galo

moradores atlético
Falta de água na região dura quase uma semana (Reprodução/TV Globo)

Os moradores do bairro São Pedro, em Esmeraldas, na região metropolitana de BH, fizeram uma manifestação inusitada contra a falta de água na região, que completou seis dias sem abastecimento nesta segunda (7). Durante uma reportagem ao vivo veiculada no MG1, da Globo Minas, foi possível ver uma “paródia” de um famoso cântico da torcida do Atlético.

Relembrando a música “Ai credo, o Galão ganhou mais uma vez”, cantada pela torcida após vitórias do time, alguns moradores modificaram a letra em tom de protesto. “Ai credo, a água acabou mais uma vez”, cantaram eles. Veja abaixo:

‘Revoltados’

“A gente veio aqui para o bairro São Pedro, olha só: todo mundo revoltado. Todo mundo saiu de casa para manifestar, porque está todo mundo aqui há seis dias sem água por causa do rompimento da adutora”, diz a repórter Cláudia Mourão no vídeo.

Logo depois, a câmera filma dezenas de moradores protestando contra a situação delicada do abastecimento no bairro.

Além da paródia da música do Atlético, eles também entoaram contra a falta de água: “Vergonha, Copasa sem vergonha”. No vídeo gravado no bairro São Pedro, muitos trouxeram as contas de água para protestar em frente às câmeras.

Rompimento de adutora

A interrupção do abastecimento de água ocorreu na última terça-feira (1º) após o rompimento de uma adutora localizada no limite entre Juatuba e Betim, também na Região Metropolitana de BH. A Copasa informou ao g1 que além do rompimento da adutora, o alto consumo de água da população e a elevação da temperatura também contribuíram para o problema.

Além disso, a companhia afirmou que “caminhões pipa estão abastecendo as áreas prioritárias e que estão sendo realizadas obras para implantação de uma tubulação provisória, cujo prazo de conclusão é de 15 a 20 dias”.

‘Galão da água’

Nas redes sociais, os torcedores apoiaram a iniciativa dos moradores que recriaram a música do Atlético para falar sobre a falta de água. “Vai dar certo porque tem muita gente compartilhando e com certeza vai chegar na Copasa”, escreveu um usuário. “É o Galão da água”, brincou outra. Leia alguns comentários:

O que diz a Copasa?

Procurada pelo BHAZ, a Copasa informou que “está fazendo manobras na rede de distribuição para minimizar o déficit de 15% na produção de água do sistema integrado metropolitano, causado pelo rompimento na adutora”. A companhia disse ainda que “reconhece a gravidade do problema e vem mantendo ininterruptamente a produção na capacidade máxima dos outros sistemas”.

“A Copasa solicita ainda aos moradores da capital e de cidades do entorno, que não foram afetados pelas intercorrências, que utilizem a água de forma racional para que a distribuição chegue por igual a toda população”, diz trecho da nota (leia na íntegra abaixo).

Nota da Copasa na íntegra

A Copasa informa que está fazendo manobras na rede de distribuição para minimizar o déficit de 15% na produção de água do sistema integrado metropolitano, causado pelo rompimento da adutora na travessia do rio Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no último dia 1º.

A companhia reconhece a gravidade do problema e vem mantendo ininterruptamente a produção na capacidade máxima dos outros sistemas: Rio Manso, Vargem das Flores e Rio das Velhas. Para minimizar os impactos causados à população da RMBH, a Copasa está disponibilizando caminhões-pipa para atender as áreas que ficarão sem o abastecimento no período.

A Copasa solicita ainda aos moradores da capital e de cidades do entorno, que não foram afetados pelas intercorrências, que utilizem a água de forma racional para que a distribuição chegue por igual a toda população.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!