Em reunião, PBH define horário limite de entrada para jogo do Cruzeiro no Mineirão

Mineirão
Mudanças foram determinadas após aglomeração de atleticanos no entorno do estádio (Amanda Dias/BHAZ)

Depois das cenas de aglomeração e desrespeito aos protocolos flagradas na partida do Atlético contra o River Plate, na quarta-feira (18), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) decidiu definir um horário limite de entrada dos torcedores no Mineirão, para o jogo contra o Confiança nesta sexta-feira (20). A determinação foi decidida em reunião com representantes dos clubes e do estádio na manhã de hoje.

De acordo com a PBH, o objetivo da reunião era “reforçar e alinhar as determinações previstas no protocolo que autoriza o público nos estádios”. Dessa forma, os cruzeirenses terão até 21h de hoje para entrar no Mineirão, para a partida que começa às 21h30. As ruas também terão grades, para evitar a concentração de torcedores no entorno do estádio.

Acesso interditado

Ainda segundo a prefeitura, as ruas de acesso ao estádio serão interditadas pela BHTrans, com o apoio da Guarda Municipal, e somente o acesso de moradores das vias e de pessoas com o ingresso será permitido pelos agentes.
Os guardas municipais ainda “atuarão no combate à ação de flanelinhas e na manutenção da ordem pública”.

“As pessoas que estão no entorno do estádio são aquelas que de fato vêm para o jogo, diferente do jogo do Atlético em que as pessoas que não tinham ingresso vinham curtir do lado de fora antes do jogo começar. Nesta partida, o poder público vai fazer um trabalho para evitar que essa aglomeração do lado de fora aconteça”, pontuou  Samuel Lloyd,  diretor do Mineirão.

Por fim, a PBH reforça que os fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental também estarão no local, coibindo a presença de vendedores ambulantes clandestinos no entorno do Mineirão. Na noite de quarta-feira, atleticanos se reuniram ao redor do estádio horas antes da partida.

Nova reunião

Na próxima segunda-feira (23), a PBH fará uma nova reunião para avaliar os dois jogos com público no Mineirão. Já na quarta-feira (25), a avaliação será apresentada ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para definir se haverá alguma alteração na liberação de públicos nos estádios.

Ainda ontem, em entrevista à TV Globo, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) criticou a aglomeração promovida pelos torcedores do Atlético e disse que pode suspender o público novamente. “Do jeito que está não vai ter, não. Quando eu vi aquela cena no Mineirão eu desesperei, ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde [Jackson Machado]”, disse.

Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Comentários