Enfermeiro é preso por descumprir ordem de bombeiro no Hospital João XXIII

Imagem ilustrativa (Divulgação/Agência Minas)

A prisão de um enfermeiro na madrugada desta quinta-feira (28) causou um mal estar no Hospital João XXXIII, na região Centro Sul de Belo Horizonte.

Tudo começou quando uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou ao HPS e um agente ordenou que um enfermeiro deixasse de realizar o atendimento que estava fazendo para atender as vítimas trazidas por ele. Como o profissional da saúde não acatou o pedido, recebeu voz de prisão do militar. A atitude causou revolta nos demais funcionários que cruzaram os braços nesta manhã.

Em conversa com o Bhaz, Carlos Martins, diretor da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais alegou que a ASTHEMG solidarizou com o caso com duas medidas.

A primeira foi de avisar aos trabalhadores que chegavam na parte da manhã do ocorrido. Com isso, ninguém podeira trabalhar até que a situação fosse resolvida. A outra foi cobrando um posicionamento da direção do hospital contra a atitude do bombeiro.

“Como a direção do HPS repudiou a ação do militar e o major do Corpo de Bombeiro pediu desculpas e afirmou que o caso será investigado, resolvemos iniciar as atividades”, conta.

Ele ainda contou que o bombeiro disse ao enfermeiro que desejava “liberar o serviço” passando a vítima na frente de outros pacientes. O enfermeiro não fez isso, pois o caso não era de urgência. De acordo com o diretor, o profissional da saúde ficou preso por aproximadamente cinco horas.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi instaurado procedimento interno para que o caso seja esclarecido. Confira a nota na íntegra:

Nessa quarta-feira (27/12/2017), por volta das 23h, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG – prestou atendimento de resgate a duas vítimas de capotamento de veículo, em ocorrência no bairro Recanto Verde, munícipio de Esmeraldas.

Considerando a avaliação das vítimas e o tipo de trauma sofrido, estas foram encaminhadas ao Hospital João XXIII – HPS, para que pudessem receber o adequado tratamento médico.

No momento da passagem da vítima da equipe de resgate do CBMMG para a equipe de pronto-atendimento do hospital, ocorreu um desentendimento entre um Sargento componente da guarnição de resgate e um enfermeiro do referido hospital. Diante dos fatos, tanto o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar como o servidor do Hospital João XXIII foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos, em conformidade com a legislação vigente.

O Corpo de Bombeiros Militar instaurou procedimento interno para esclarecimento dos fatos ocorridos.

Cabe ressaltar que tanto o CBMMG quando o HPS João XXIII são referências nacionais no atendimento aos cidadãos mineiros e tem a cooperação interinstitucional como uma de suas diretrizes.

Destacamos, ainda, a profunda admiração do CBMMG pelos profissionais da saúde, e, sobretudo, pelo Hospital João XXIII. Asseguramos que prevalece o ótimo relacionamento com o hospital, bem como o sentimento de respeito e cooperação com todos seus integrantes. Trata-se de um episódio isolado que está sendo devidamente investigado, não afetando de maneira alguma o bom convívio entre as instituições.

Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça seu compromisso constitucional com a vida, sempre no esforço de bem servir à população mineira.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!