Equipe de Belo Horizonte conquista 3º lugar em torneio de tecnologia nos EUA

Reprodução/Facebook

Belo Horizonte representou o Brasil em uma competição estudantil de tecnologia realizada pela Microsoft, em Seattle (EUA), na última quinta-feira (28). A “Tower Up”, equipe mineira convidada para concorrer na categoria “Games”, conquistou o 3º lugar da Imagine Cup 2016. O time, que disputou com outros nove concorrentes, levou como prêmio a quantia de US$ 5 mil.

“Sonho de Jequi” é o nome do game desenvolvido pela equipe, que é composta por Alessandra Faria de Castro, 45 anos, Álvaro Augusto Rocha, 27, Diogo Rigo de Brito Guimarães, 31, Érico de Cerqueira Grasso, 25, Jadson Fernandes Resende, 23, Ramon Coelho de Souza, 34, e Rômulo Santos Silva, 24. Graduandos no curso de Jogos Digitais da universidade PUC Minas, o time demorou cerca de nove meses para finalizar o projeto.

O game tem como pano de fundo a seca no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Segundo Ramon, líder da equipe, já fazia parte dos planos que o “Sonho de Jequi” alçasse voos pelo mundo, mas a equipe ficou surpresa com o crescimento da ideia. “Foi uma grande surpresa como foi rápido e surpreendente o que o evento Microsoft Imagine Cup nos proporcionou em escalabilidade de divulgação e produção do game. Um nível maior e mais rápido do que imaginávamos”.

Para chegar na edição internacional, o time brasileiro teve que vencer mais de 1.600 estudantes na fase nacional, realizada no começo deste ano em Belo Horizonte.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O jogo

Voltado para crianças de 5 a 10 anos, o game trata-se de uma corrida em que o personagem Jequi tem o objetivo de coletar o máximo possível de água para o Vale. Conforme o jogador consegue pegar as gotas de água, a natureza da região vai se transformando.

A particularidade do jogo é que, segundo os idealizadores, além de entreter, ele também tem o objetivo de incentivar os jogadores a doarem dinheiro para a compra de cisternas à região, que sofre com a seca. A ideia surgiu de Ramon, que também é pedagogo. Nascido na cidade de Araçuaí, no médio Jequitinhonha, ele viu como uma oportunidade de ajudar a população.

“Conhecendo essa realidade da seca e tendo essa oportunidade de ter cursado jogos digitais e pedagogia, isso me despertou a trazer essa realidade do vale para dentro de um game de entretenimento. O “Sonho de Jequi”, em parceria com a Caritas, vem com esse intuito de construir novas cisternas e quem sabe até ultrapassar essa meta de 1 milhão de cisternas para essas famílias que ainda precisam”.

Gerando Frutos

Lançado há um mês, o game já tem cerca de 2 mil downloads. Mostrando o altruísmo dos jogadores, a ideia de construção das cisternas começa a entrar em prática. Nesse primeiro mês, foram recebidas doações suficientes para construção do primeiro reservatório de água. O dinheiro doado cai direto na conta da ONG Caritas Diocesana de Araçuaí.

A equipe já possuía experiência em desenvolvimento de games. Juntos, foram campeões na SBGames 2014 (maior evento de jogos da América Latina) com o jogo Wells e conquistaram o segundo lugar na categoria Games do Imagine Cup 2015 Nacional.

Agora, a startup acredita que, através do investimento que irá receber da Microsoft, a Tower Up Studios deverá futuramente gerar empregos na capital mineira. “Também tem a questão da visibilidade e destaque que nosso país recebe como potencial polo de tecnologia e indústria de games em expansão”, afirma Ramon.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!