Escritor de BH é finalista em prêmio nacional de literatura com livro de fantasia que se passa na capital mineira

emanoel ferreira
Livro pode ser adquirido gratuitamente até sexta-feira (Emanoel Ferreira/Arquivo Pessoal)

Estamos acostumados a ler histórias de fantasia ambientadas no exterior, especialmente em Londres e Nova York. Emanoel Ferreira, escritor, jornalista e poeta de Belo Horizonte resolveu sair do padrão e escreveu o livro “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos”, ambientado na capital mineira. A produção está na final do Prêmio Geek de Literatura, um concurso de abrangência nacional da Amazon Brasil, do portal Omelete e da editora Pipoca e Nanquim.

Ao BHAZ, o escritor de 29 anos conta que ficou surpreso com a classificação. Como um típico belo-horizontino, ao receber uma ligação com DDD 11, pensou, à princípio, que se tratava de uma ligação de telemarketing. Na realidade, era uma chamada muito mais agradável.

“Eu recebi ligação da Amazon e fiquei paralisado”, conta Emanoel Ferreira, que ainda brinca: “Toca o telefone, DDD 11, à princípio pensei ‘telemarketing’. Nem me lembrava que tinha inscrito nesse prêmio. Quando ela falou ‘parabéns, seu livro está na final do prêmio’, eu demorei alguns segundos para processar e me lembrar: ‘Caramba, como assim?!'”.

A notícia foi recebida com muita felicidade pelo autor, já que isso significava que ele era um dos cinco finalistas entre mais de mil obras participantes. Para se chegar nesse número restrito, houve a avaliação de uma junta editorial dos três patrocinadores.

A decisão do vencedor cabe ao público (Emanoel Ferreira/Arquivo Pessoal)

Magia em BH

O autor se sente ainda mais alegre por poder representar Belo Horizonte. “Isso é muito especial porque eu tenho já algumas coisas publicadas, e tudo que eu publico se passa em Belo Horizonte. Esse é um pacto que eu tenho comigo mesmo, porque eu preciso ambientar as histórias em algum lugar, então por que não o lugar que eu conheço e tenho intimidade?”, relata Emanoel Ferreira.

“Eu acho que isso cria mais identificação e mais verossimilhança. A gente lê tanta coisa que se passa em São Paulo, no Rio de Janeiro, no que diz respeito a produção nacional, então a gente pode puxar a sardinha para o nosso lado para tentar balançar”, acrescenta o também autor do livro “Já Tomei Uns Tragos de Poesia e Prosa para Amaciar a Tristeza” e laureado no Prêmio Barueri de Literatura 2020 e no Concurso Nacional de Contos Jorge Andrade 2021.

O livro conta a história de uma menina judia de 15 anos que se vê no meio de um mistério que envolve o desaparecimento do rabino da comunidade de BH. Na história, também há um encontro com as tradições iorubá, de matriz afrobrasileira, e tupi-guarani. “Esse legado que a cultura tupi-guarani deixou pra gente é muito importante, especialmente aqui que vivemos em uma cidade com um tanto de rua com nome das tribos”, lembra.

Para além das ruas Aimorés, Tupis, dos Carijós e Tupinambás, a personagem principal também passa pela Lagoa da Pampulha e as avenidas Negrão de Lima, Amazonas e Cristiano Machado, locais que qualquer belo-horizontino consegue identificar. “As pessoas vão ter uma identificação especial”, destaca o escritor.

Livro gratuito e votação

O ebook de a “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos” está liberado para download gratuito até esta sexta-feira (26). Após a leitura, o autor pede para que os leitores ajudem ele a vencer o prêmio, já a etapa final conta com votação popular.

“Essa é uma história de fantasia que se passa em BH, então é um motivo pelo menos para as pessoas aqui da cidade, de Minas Gerais, lerem o livro. Ele se passa em nosso país, na nossa cidade, e a gente que consome tanta coisa estrangeira, especialmente quando falamos de fantasia. Então eu peço as pessoas que, primeiro, conheçam a obra, e se acharem que vale a pena, votem”, pede Emanoel Ferreira.

O ebook pode ser adquirido gratuitamente aqui. Para votar, não é preciso mais do que três cliques: basta acessar a página de votação (acesse aqui), clicar na bolinha abaixo da capa de “A Polícia Secreta para Crimes Mágicos” e, no fim da página, clicar em votar. A votação se encerra em 30 de novembro.

Para quem perder o prazo de download gratuito, o livro ainda pode ser adquirido na Amazon Brasil por apenas R$ 8,99. “Vamos ajudar a fortalecer essa história que é nossa”, encerra o autor, que ainda revela que a continuação já está à caminho.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!