Metrô BH deve antecipar inauguração de três estações para 2026; saiba quais

12/06/2025 às 11h39
metrô bh
(Divulgação)

Inicialmente previstas para serem inauguradas em 2028, duas novas estações do metrô de Belo Horizonte podem começar a funcionar no segundo semestre de 2026. Por solicitação do Governo de Minas Gerais, o Metrô BH, empresa que administra o transporte, pretende antecipar a implantação e operação comercial das duas primeiras estações da Linha 2, Nova Suíça e Amazonas. Além disso, a Estação Novo Eldorado, na Linha 1, inicialmente prevista para inaugurar em março de 2026, também deve ser entregue antes, em janeiro.

“Com 10,5 km de extensão e sete novas estações, a Linha 2 iniciará na Estação Nova Suíça, passando por locais estratégicos como Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. Quando pronta, a Linha 2 vai transformar positivamente a mobilidade urbana de cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, destaca a nota enviada à reportagem.

De acordo com a empresa, a construção da Linha 2 e a expansão da Linha 1 vão representar um aumento de 46% na malha metroferroviária destinada ao transporte de passageiros. A Linha 1, que atualmente possui 28,15 km de extensão, passará a ter 41,1 km com a conclusão das obras, previstas para 2028. Já a Linha 2 terá potencial para transportar até 50 mil passageiros por dia. Com a conclusão do novo trecho, a expectativa é que o metrô de BH passe a atender, em média, 213 mil usuários diariamente, considerando as duas linhas em operação.

O que já foi executado? 

Estação Nova Suíça (Linha 2): conforme o Metrô BH, as obras da futura Estação Nova Suíça avançam dentro do planejado. “A etapa de fundação foi finalizada e a estrutura pré-moldada foi concluída na última semana, possibilitando o avanço da construção dos muros da plataforma e dos fechamentos em alvenaria; paralelamente, a fundação do edifício técnico está em andamento, preparando o local para as próximas etapas da obra”.

Estação Amazonas (Linha 2): “Esta é a estação onde as obras da Linha 2 estão mais aceleradas e as atividades seguem em ritmo consistente”, afirma a empresa. A estrutura de concreto já foi finalizada e está em andamento a montagem da estrutura metálica e o fechamento vertical com alvenaria. As próximas etapas incluem frentes de trabalho relacionadas às instalações internas e acabamentos, de acordo com o planejamento técnico.

Estação Novo Eldorado (ampliação Linha 1): A Empresa já iniciou as obras da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha 1 (Laranja), com mais 1,6km de via e esta entrega está prevista para março de 2026. Em parceria com o Governo de Minas Gerais, o Metrô BH estuda a antecipação da implantação e operação da Estação Novo Eldorado para o início de 2026. 

A fundação e a montagem da estrutura pré-moldada da Estação Eldorado estão concluídas. As próximas etapas incluem a conclusão da construção dos muros da plataforma, a montagem das coberturas metálicas e o início das alvenarias no edifício de apoio. Além disso, está sendo feita a montagem do trecho da via férrea entre as estações Eldorado e Novo Eldorado, em paralelo aos trabalhos de implantação do novo estacionamento de trens.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ