Ex-presidente Lula chega hoje a BH para encontros com movimentos sociais

Roosewelt Pinheiro/EBC

O ex-presidente Lula estará em Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (28). Ele participa, às 19h, da abertura da 7° edição da Expocatadores — convenção sobre reciclagem de resíduos sólidos —, realizada no bairro Esplanada, Zona Leste da capital. Na terça-feira (29), o ex-presidente encontra com líderes de movimentos sociais.

As informações foram confirmadas pelo Instituto Lula.

A iminência do despejo de cerca de 8 mil famílias assentadas em ocupações urbanas no bairro Granja Werneck, na Zona Norte da capital, é um dos principais motivos da visita do político à capital mineira.

Conforme informou o Instituo Lula, o petista participará, na manhã de terça-feira, de um encontro na comunidade Rosa Leão — um dos assentamentos que compõem a Ocupação Izidora —, com os líderes dos movimentos Brigadas Populares, MLB (Movimento de Luta nos Bairros) e Comissão Pastoral da Terra. Haverá também um ato público com a participação do ex-presidente no local.

Os assentados e líderes de movimentos sociais esperam que a vinda do ex-presidente possa pressionar o Governo do Estado na tentativa de reverter decisão judicial, que determina a saída das famílias dos locais ocupados.

No entanto, o Instituto Lula informou que o ex-presidente não se encontrará com o governador Fernando Pimentel (PT) durante sua visita a Belo Horizonte.

Despejo 

Em setembro último, a Justiça mineira derrubou mandado de segurança que mantinha as famílias na Ocupação Izidora. A partir de então, a qualquer momento, os moradores — cerca de 30 mil pessoas, segundo dados do movimento Brigadas Populares — podem ser despejados do local.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!