Família mobiliza campanha de doação de sangue para jovem com leucemia aguda em BH

Bruno Souza Alves
Bruno Souza Alves passou mal e foi diagnosticado na segunda-feira (Arquivo pessoal)

A família de Bruno Souza Alves, de 18 anos, está se mobilizando em uma campanha de doação de sangue de qualquer tipo depois que o jovem foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda, nesta semana. O câncer na medula óssea atinge a formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.

Ao BHAZ, a mãe do rapaz conta que a família procurou o pronto-atendimento quando Bruno passou mal na última segunda-feira (29), em Belo Horizonte. Os exames feitos no mesmo dia já apontaram para a doença, e o jovem logo foi transferido para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital Semper.

“Lá, fizeram mais uma bateria de exames, que confirmou a leucemia. Ontem, fizeram a punção na medula para saber o tipo da doença (mieloide ou linfoide), mas desde o início já mobilizamos a campanha pela doação de sangue”, explica Aline Mara de Souza.

Quadro gravíssimo

A mãe reforça que o quadro é gravíssimo e que a doença evolui com rapidez: há duas semanas, Bruno Alves não apresentava sintoma algum. A quimioterapia já começou na terça-feira (30), quando ele foi transferido do CTI para o quarto, e ainda não se sabe quanto tempo o tratamento vai durar.

“Ele está recebendo as transfusões e tomando a medicação, mas serão anos pesados de tratamento. Provavelmente vamos precisar de um transplante de medula, mas felizmente ele tem dois irmãos e mais um neném na minha barriga”, completa Aline, que está grávida.

Ela ainda ressalta que as doações de sangue não servirão somente a Bruno, mas a todos aqueles que precisam. “Por enquanto tem sangue, mas não queremos que falte para ele ou para outras pessoas. Estou tirando forças não sei de onde, mas a mobilização está me ajudando a continuar”, finaliza.

Como doar sangue

A família de Bruno pede que, quem puder, faça a doação de sangue de qualquer tipo no Hemoservice, em BH. O agendamento pode ser feito pelo site do hemocentro, neste link.

No ato da doação, é importante informar o nome completo de Bruno Souza Alves e do hospital Semper. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, e apresentar documento pessoal com foto.

O Hemoservice fica na rua Ceará, 195, bairro Santa Efigênia.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!