Família é presa ao tentar impedir ‘abuso de poder’ da PM em abordagem na Grande BH

Cinco pessoas da mesma família acabaram presas
Cinco pessoas da mesma família acabaram presas (WhatsApp/Reprodução)

Moradores de Macacos, distrito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, denunciam a agressividade da PM durante uma abordagem que terminou na prisão de cinco pessoas da mesma família, na tarde desta terça-feira (14).

Uma residente do distrito, que prefere não se identificar, conta ao BHAZ que policiais abordavam um casal que estava numa moto, quando, de casa, uma mulher de 29 anos escutou o barulho da sirene da viatura. “Um dos policiais começou a tratar a moça da moto com muita agressividade e a moradora acabou saindo para pedir que ele não a tratasse daquela maneira, pois não estava sendo legal”, diz.

A moradora que interferiu na abordagem solicitou que uma policial mulher fosse chamada para lidar com a moça que estava na companhia do piloto da moto. “Os policiais entenderam que ela estava obstruindo o trabalho deles e mandou ela ‘ficar na dela’. Esta mulher recebeu o apoio de outros quatro familiares que, de forma respeitosa, insistiram para os policiais chamarem uma militar”, conta a testemunha do ocorrido.

PMs prenderam os cinco integrantes da família (WhatsApp/Reprodução)

A insistência não agradou os demais agentes de segurança, que começaram a jogar spray de pimenta nos integrantes da família Gregório. “As meninas [de 25, 28 e 29 anos], junto com os pais [de 47 e 50], foram agredidas ao tentar impedir um claro abuso de poder dos PMs. Uma das moças ficou sufocada, pra você ter ideia do tamanho da brutalidade”.

Somente ao final da confusão que as policiais chegaram, conforme conta a testemunha. A família foi algemada e levada para a delegacia da região, onde está presa.

Procurado pelo BHAZ, o major Flávio Santiago, porta-voz da PM, alega que é preciso entender a dinâmica da ocorrência para emitir um comunicado.”A polícia é orientada a atuar dentro da legalidade e qualquer cidadão pode procurar a Corregedoria para denunciar abuso na abordagem. A PM sempre está em condições de atuar, sem que haja violação dos Direitos Humanos”, diz.

Covid-19

Os moradores de Macacos ainda denunciam que os militares não utilizavam máscaras, luvas ou outro objeto que poderia evitar a transmissão do novo coronavírus. “Eles estavam sem nada e em cima das pessoas fazendo a abordagem”, conta uma das testemunhas.

Nas gravações feitas por moradores, somente uma policial aparece com máscara durante a abordagem, enquanto outro não utilizava, mesmo estando com uma.

O major Santiago explicou que as máscaras estão sendo distribuídas aos policiais por agora, visto que antes era utilizada somente por pessoas com sintomas da Covid-19.

“A PM tem usado álcool em gel antes, no momento da abordagem e depois. As máscaras seguem sendo entregues aos policiais, mas o álcool em gel é utilizado”, esclareceu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!