[Farsa ou Fato] Homem cai do 16º andar de prédio em BH ao tentar capturar ‘Pokémon’?

Reprodução/Mundo Amazônia

Centenas de usuários do Twitter têm compartilhado links com uma notícia a respeito de um acidente grave que teria sido registrado em Belo Horizonte. Vários sites reproduziram a informação de que um homem morreu ao se desequilibrar e cair de um prédio de luxo da capital mineira enquanto tentava capturar um Pokémon. O texto não esclarece detalhes como o bairro ou a data do suposto ocorrido.

A matéria em questão ainda informa que a polícia descartou a possibilidade de suicídio, já que o celular da vítima estava funcionando e permanecia com o game ”Pokémon GO” aberto. O Bhaz localizou, pelo menos, três sites que publicaram o mesmo texto (Portal Atualizado, Mundo Amazônia e TV Mutum). Além disso, existem tweets com compartilhamentos dos mesmos links desde o dia 7 de julho, justamente quando surgiram tutoriais ensinando brasileiros a burlar os sistemas de smartphones para ter acesso ao aplicativo (oficialmente, o jogo foi lançado no país esta semana).

Diante da repercussão da notícia, o Bhaz entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Militar (PM). A corporação informou que, nos últimos meses, não registrou nenhuma ocorrência similar à narrada pelos sites.

Para ter certeza de que se trata de uma notícia inverídica, o Bhaz foi além e rastreou a origem de uma foto divulgada nos sites que reproduziram o texto sobre o caso. A imagem mostra um corpo coberto por uma lona em meio a cacos de vidro.

Na pesquisa, foi possível descobrir que a foto em questão, na verdade, foi tirada em um acidente registrado em 2012 na cidade de Cascavel (PR). As imagens da ocorrência ainda estão disponíveis no portal Catve.com.

Portanto, apesar de ter viralizado nas redes sociais, a notícia da morte de um jogador de Pokémon Go em Belo Horizonte é uma FARSA.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!