[Farsa ou Fato] Mineirão está na mira de ataques terroristas na Olimpíada?

Divulgação/Seds

Um áudio que se alastrou por grupos do aplicativo WhatsApp nesta semana deixou os belo-horizontinos em alerta, sobretudo os moradores da região da Pampulha.

A mensagem gravada por uma servidora do Hospital Metropolitano Odilon Behrens relata orientações que os funcionários teriam recebido sobre um “plano de contingência” e “atendimentos de catástrofe” em razão dos jogos de futebol que Belo Horizonte receberá pelas Olimpíadas 2016, a partir de 3 de agosto.

“Tivemos uma palestra com um especialista em terrorismo, o qual nos contou que 24 membros do Estado Islâmico estão tramando um atentado em dias de jogos no Mineirão”, diz em um trecho da gravação. “O especialista nos recomendou a não sair de casa nesses dias, especialmente na ocasião da partida entre as seleções dos Estados Unidos e da França, no dia 6 de agosto — os principais alvos terroristas”, alerta no áudio.

A funcionária conta que o palestrante teria os orientado dizendo que os atentados não se limitariam apenas ao estádio, mas também “a todos os aglomerados da região”. Ela diz ainda que um dos  terroristas já estaria em solo belo-horizontino.

Após muitos alardes, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu que o áudio não passou de um mal entendido.

“O Hospital Odilon Behrens nega informações divulgadas no aplicativo WhatsApp de que houve um treinamento neste hospital para divulgar a presença de terroristas na cidade”, esclarece, por meio de nota.

“Tais informações são falsas e não têm nenhuma relação com a realidade”, diz, em outro trecho do texto divulgado.

A prefeitura informa ainda que, assim como ocorreu em períodos preparatórios para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo, em 2014, os servidores da instituição participaram de treinamento para atendimento a múltiplas vítimas e assistência médica em grandes eventos.

A Secretaria Municipal de Saúde acrescenta que a autora do áudio reconheceu a falsidade das informações repassadas pelo aplicativo, pois fez declarações baseadas em comentários vistos nas redes sociais.

“Ela gravou nova mensagem, na qual faz uma retratação e correção das informações repassadas anteriormente”, finaliza a nota.

Portanto, o áudio abaixo é uma FARSA.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!