Pesquisar
Close this search box.

Faxineira agredida no Lourdes entra na Justiça e pede indenização por danos morais

Por

faxineira agredida em bh
Agressor compareceu à delegacia hoje, mas se manteve em silêncio (Reprodução/Redes sociais)

Lenirge Lima, faxineira agredida na região Centro-Sul de Belo Horizonte, entrou na Justiça contra o empresário Rafael Ferreira Birro de Oliveira. O suspeito compareceu à Polícia Civil hoje (23) e responderá por lesão corporal.

De acordo com o Tribunal de Justiça da capital mineira, a vítima pede reparação por danos morais contra o agressor. O processo tramita na 13ª Vara Cível, mas ainda não foi despachado.

Segundo nota da Polícia Civil enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a vítima foi atendida na manhã dessa segunda-feira (19) na 2ª Delegacia de Polícia Civil do Centro. Ela “prestou depoimento, recebeu as orientações quanto ao procedimento e foi devidamente encaminhada”.

Uma semana após a agressão no Lourdes, região Centro-Sul de BH, Rafael foi ao órgão prestar declarações, mas optou pelo direito de manter-se em silêncio. Junto aos autos do processo, a Polícia Civil também incluiu o laudo de exame de corpo de delito realizado pela vítima.

Vítima recebe atendimento psicológico

No pedido na Justiça, Lenirge relata que, em razão do trauma, está recebendo atendimento psicológico. Além das dores por causa dos ferimentos, ela não consegue dormir ou esquecer as imagens do ocorrido, tendo ainda medo de andar próximo ao condomínio, que é o local de trabalho dela.

Os advogados da faxineira sugerem o valor de indenização por danos morais de R$ 60.060. Ao BHAZ, Gustavo Bijos afirma que esse valor significa uma reparação de perda e, ao mesmo tempo, uma punição ao réu.

“O objetivo não é enriquecer e nem ‘depená-lo’, por assim dizer. A ideia é que ele faça a reparação segundo as condições que aparenta ter”, explica. A ação foi ajuizada pela defesa da vítima nessa quarta-feira (21).

O Termo Circunstanciado do caso foi distribuído hoje (23), às 12h47, no Juizado Especial Criminal de BH. Ainda não há data prevista para uma audiência.

As agressões

Uma funcionária de um edifício localizado no bairro Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi agredida na manhã do dia 16 enquanto lavava a calçada do prédio. Câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem se aproxima da vítima, bastante alterado, e joga água no rosto dela.

Em determinado momento, ele chega a derrubar a mulher no chão. Em conversa com o BHAZ, a faxineira de 50 anos contou que tudo aconteceu muito rápido. O homem teria se indignado com o fato de ela estar “gastando a água do meio ambiente”.

“Eu tava lavando a frente da garagem, passou um indivíduo, que não posso nem chamar de ser humano, que de repente começou a me perguntar o porquê de eu estar lavando, que eu não podia usar a água, que a água é do meio ambiente”, relata.

A funcionária, natural de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, disse que trabalha no local há 17 anos e que nunca viveu algo parecido. Ela conta ter ficado sem reação após o ataque repentino do homem, até então desconhecido por ela.

“Como eu tava com o ouvido e o nariz cheios de água, fiquei sem chão e em choque. Encostei no muro e o rapaz da portaria viu que eu precisava de ajuda. Naquela hora a gente pensa tudo, eu não sabia o que eu podia fazer, não conseguia correr, não conseguia gritar. Ainda por ser homem, a gente fica indefesa e pensa no pior”, afirma a mulher (leia mais aqui).

Nicole Vasques

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ