BH tem primeira morte por febre amarela confirmada

Aedes é o grande vilão das doenças como dengue, zika e chikungunya (Agência Brasil/Reprodução)

A primeira morte ocasionada por febre amarela silvestre foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Belo Horizonte. O óbito de um senhor de 53 anos, morador da região do Barreiro, ocorreu na última semana, dia 11 de janeiro.

A confirmação se deu por meio de diagnóstico laboratorial. Porém, a contaminação não se deu na capital. A investigação epidemiológica apontou que a contaminação ocorreu em sítio de outro município da região metropolitana de BH.

O paciente não tinha registro de vacina contra a febre amarela. Uma única dose é o bastante para imunizar o paciente por toda a vida. Ele foi internado no hospital Júlia Kubistschek, mas devido a sua baixa imunidade, não resistiu aos efeitos da doença e veio a falecer no dia 11 do primeiro mês de 2018.

A Secretária Municipal de Saúde, após receber a notificação da suspeita no dia 10, executou ações de zoonoses e de vacinação na região onde o paciente morava. Em 520 imóveis perto da residência do morador, foram realizadas vistorias com o fim de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela. Também foram realizadas ações de conscientização sobre a importância da vacinação, principalmente para quem for viajar para matas e regiões silvestres.

Os 152 centros de saúde de Belo Horizonte estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Para facilitar o acesso da população, todos os centros de saúde vão abrir neste sábado (20) de 8h as 17h.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!