Feira do Mineirinho em BH está com dias contados às vésperas do Natal: ‘Apreensão e surpresa’

entrada da feira do mineirinho em BH
Concessionária do Estádio do Mineirinho pediu desocupação da Feira do Mineirinho em 24 de dezembro (William Martins/Feira do Mineirinho/Divulgação)

A Feira do Mineirinho, uma das mais tradicionais de Belo Horizonte, está com os dias contados e trabalhadores do espaço podem ficar sem ter onde exercerem suas funções.

Considerada por muitos como patrimônio de BH, a Feira do Mineirinho completou 21 anos em setembro deste ano. Ontem (14), cerca de dois meses depois da comemoração, a direção da feira foi surpreendida com um comunicado sobre o fim antecipado do contrato de concessão do espaço para realização das atividades.

Ao BHAZ, o diretor da Feira do Mineirinho, William Martins, explica que o comunicado recebido nessa quinta-feira pegou a todos os envolvidos na realização da feira de surpresa. Ele relata que o contrato inicial prevê a cessão do espaço até março de 2024, mas que agora a feira pode ter sua última edição no Estádio do Mineirinho em 24 de dezembro.

“A Feira do Mineirinho existe há 21 anos, em setembro fez aniversário. Nós tínhamos todos os nossos contratos feitos com o Estado anteriormente. Em 2022 o Estádio Jornalista Felipe Drummond passou por licitação internacional e a atual gestora nos notificou da rescisão antecipada do contrato”, conta William.

O diretor da Feira do Mineirinho relata ainda que tentativas de contato com a Concessionária Mineirinho SPE S/A não são recebidas por parte da empresa e que a decisão unilateral de terminar o contrato antecipadamente afeta mais de mil trabalhadores.

“Estamos tentando contato para conversar a respeito da notificação, mas não atendem telefones, não respondem e-mails. As pessoas que ficam no ginásio são operacionais, então os trabalhadores estão ainda mais apreensivos”, diz.

“A Feira do Mineirinho gera em torno de mil empregos direitos e indiretos. Só a praça de alimentação conta com cerca de 250 empregos, fora as pessoas que estão por trás, outros fornecedores. O clima é de apreensão e surpresa, muitas pessoas só tem aquela renda como meio de sustento”, explica William Martins.

Enquanto não conseguem contato com a concessionária do Estádio Mineirinho, a direção da feira tenta que a Prefeitura de Belo Horizonte consiga outro espaço para realização das atividades. A direção da Feira do Mineirinho se reuniu com representantes do Executivo nos últimos dias para pedir que um terreno nas proximidades do endereço atual seja utilizado, o que ainda está sob avaliação.

As atividades da Feira do Mineirinho seguem no estádio até o dia 24 de dezembro, prazo dado para desocupação. Depois, os trabalhadores ainda não sabem o que fazer.

O BHAZ procurou a concessionária que administra o estádio e aguarda retorno. A reportagem será atualizada tão logo uma reposta seja recebida.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!