Festa clandestina tem aglomeração e shows em casa de eventos de BH

Aglomeração em evento no Espaço Even
Evento reuniu centenas de pessoas e promoveu shows de diversos artistas em meio à pandemia (Reprodução/Instagram)

Nem as mais de 1.200 mortes causadas pela Covid-19 em Belo Horizonte impediram que centenas de pessoas comparecessem a uma festa realizada em uma casa de eventos na capital. A folia contou com shows, bebidas alcoólicas [vendidas sem restrição de horário] e muita aglomeração. O Espaço Even, localizado no bairro Jardinópolis, na região Oeste da capital, foi palco do evento que rendeu várias publicações nas redes sociais, nesse domingo (27).

Em vídeos e fotos publicados no Instagram, os frequentadores não esconderam que a festa reuniu centenas de pessoas aglomeradas, e sem máscaras. O evento era tão grande que até uma empresa de efeitos pirotécnicos foi contratada para incrementar o palco durante o show de um grupo de pagode.

As determinações da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) preveem que os bares só podem funcionar, com a venda bebida alcóolica, de quarta-feira a domingo, até às 22h. Os eventos em casas de show, e em boates, ainda não foram liberados. O Espaço Even se denomina “um espaço diferenciado para eventos empresariais e sociais” que é “ideal para realização de eventos de médio e grande porte”.

O BHAZ entrou em contato com o estabelecimento pelo telefone e pelas redes sociais, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Tão logo os responsáveis se manifestem, a reportagem será atualizada.

Aglomeração e shows

Os frequentadores da festa, que publicaram vídeos e fotos com baldes de bebidas alcoólicas e aglomeração, foram entretidos com apresentações de artistas em grandes palcos. O grupo de pagode belo-horizontino “Clima Bom” foi uma das atrações do evento. Procurada pelo BHAZ, a banda afirmou que “não tem nada a declarar” sobre o descumprimento das normas da PBH, já que o grupo “não faz parte da organização do evento”.

Para incrementar a apresentação, os organizadores contrataram uma empresa que instala efeitos pirotécnicos, como fogos de artifício, em palcos de festas. O proprietário da empresa alegou ao BHAZ que não tem culpa pela realização do evento. “Eu só trabalho com efeitos, e, nessa crise, fiz pelo dinheiro”, justificou o empresário. Apresentações de DJs de funk também foram flagradas nos vídeos publicados nas redes sociais.

A PBH permitiu, no dia 18 de setembro, que bares da capital mineira recebessem apresentações de música ao vivo, desde que os artistas utilizassem máscaras e que fossem instaladas barreiras físicas [de vidro, acrílico ou outro material], para separar o músico do público. Além de a regra não valer para casas de show, nenhuma das determinações foi cumprida no Espaço Even, conforme as filmagens postadas no Instagram.

Denúncias

Não é a primeira vez que o local promove eventos com aglomeração e descumpre as normas da administração municipal. De acordo com a PBH, no dia 24 de setembro, a prefeitura recebeu uma denúncia em relação à casa de eventos. Por meio de nota, a PBH garantiu que “faz rondas regularmente nos locais para verificar situações de desrespeito às regras” e que “as ações serão intensificadas na área” (leia a nota na íntegra abaixo).

A PBH ressalta que o descumprimento das regras de contenção da pandemia pode resultar na interdição do estabelecimento, e, se houver o descumprimento da interdição, pode ser aplicada uma multa no valor de R$ 17.614,57.

Como denunciar?

A população pode denunciar o funcionamento indevido de estabelecimentos ou aglomerações utilizando o aplicativo PBH App. As queixas de descumprimento das regras também podem ser feitas aqui, e as denúncias de aglomerações em salões de festas comerciais podem ser registradas aqui.

Regras

Os bares e restaurantes de BH podem abrir, de segunda a domingo, das 11h às 22h. A venda de bebidas alcóolicas é permitida das 17h às 22h, entre quarta e sexta. Aos fins de semana, as cervejas e drinks estão liberados das 11h às 22h, contemplando o dia inteiro de funcionamento dos estabelecimentos. Os eventos em casas de shows ainda estão proibidos.

Confira as regras que os estabelecimentos devem seguir durante a pandemia do novo coronavírus:

  • Os bares e restaurantes devem restringir a capacidade máxima do estabelecimento a uma pessoa a cada 5 m² da área total, incluindo os funcionários;
  • Atender somente aos clientes sentados para consumo no local;
  • O máximo é de quatro pessoas por mesa;
  • Adotar atendimento com reserva sempre que possível;
  • Distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas e de um metro entre ocupantes da mesma mesa;
  • Eliminar cardápios físicos;
  • Proibido o self-service;
  • Disponibilizar álcool 70%.

Nota da PBH

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que faz rondas regularmente nos locais para verificar situações de desrespeito às regras de combate à Covid. A última denúncia registrada no local foi no dia 24 de setembro. A PBH esclarece ainda que as ações serão intensificadas na área.
O descumprimento das regras de contenção da pandemia pode resultar na interdição do estabelecimento. E se, houver o descumprimento da interdição, pode ser aplicada multa no valor de R$ 17.614,57.

Denúncias

A população pode denunciar o funcionamento indevido de estabelecimentos ou a existência de aglomerações utilizando o aplicativo PBH App.

1. Coronavírus – Denúncia de descumprimento de medidas de prevenção por estabelecimentos autorizados a funcionar. (https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/5ebab347ac22565e95b3b59d/servicos+coronavirus-denuncia-de-descumprimento-de-medidas-de-prevencao-por-estabelecimentos-autorizados-a-funcionar)

2. Denúncias de aglomeração em salões de festas comercial. (https://servicos.pbh.gov.br/i/5eea869ea88c9a4202aae8e1/servicos+denuncias-de-aglomeracao-em-salao-de-festas-comercial)”

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!