Festa do Atlético na Praça Sete não foi autorizada e PBH estuda punição para clube

festa atletico
Festa estendeu durante a madrugada (Pedro Souza/Atlético)

A conquista do Campeonato Brasileiro pelo Atlético arrastou uma multidão para a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, ontem e hoje. Os torcedores amanheceram por lá e curtiram o show de Bell Marques. A PBH informou ao BHAZ que a festa não estava autorizada e que o clube pode ser punido. A aglomeração de pessoas e o desrespeito aos protocolos contra a Covid-19 preocupam especialista.

Em postagem nas redes sociais, logo após a confirmação do bicampeonato brasileiro, o Atlético anunciou a “Festa Atleticana” com o cantor Bell Marques. “Partiu Praça 7. Massa, pode ir pro Centro da #CidadeDoGalo que vai ter festa! Se eu não durmo ninguém dorme, ok?”, dizia a publicação.

O Centro da capital mineira foi tomado por torcedores alvinegros que aproveitaram a atração musical e recepcionaram os jogadores. O “Carnaval” do Atlético, no entanto, aconteceu sem a autorização da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

O Executivo municipal informou ao BHAZ que a festa não foi licenciada e, consequentemente, não tinha autorização para ser realizada. Está sendo apurado se alguma punição vai ser aplicada ao clube de BH.

“É importante considerar que a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 não foram consultados pelo Clube Atlético Mineiro para a realização da comemoração”, diz trecho da nota encaminhada à reportagem (leia abaixo na íntegra).

Relaxamento

Distanciamento social e uso de máscara foram algumas das medidas de proteção contra a Covid-19 que foram desrespeitadas durante a festa do Atlético. As imagens que circulam pelas redes sociais comprovam isso.

Para o médico infectologista Leandro Curi, a população relaxou com os cuidados após o avanço da vacinação. “As pessoas entenderam que um título fosse o suficiente para fazer aglomeração. A maioria delas sem máscara”, diz ao BHAZ.

Curi alerta para a presença da variante ômicron no país. “Aglomerar é um risco. Já temos a nova variante em São Paulo e Brasília e em vários países. Aglomerações proporcionam o avanço destas mutações. Sem falar que muita gente ainda não completou o esquema vacinal”.

‘Risco biológico’

Apesar da beleza da festa, as consequências dela podem não ser agradáveis. “Quando nos reunimos são nestes momentos que o vírus atua, pois relaxamos. Teve muita gente reunida e em um longo período. Há um risco biológico”, ressalta.

A PBH alertou, na nota enviada, ao BHAZ, que “a pandemia não acabou e as medidas de proteção, principalmente o uso de máscaras, devem ser mantidas”. O Executivo municipal lembrou que vem monitorando os indicadores epidemiológicos.

“Qualquer agravamento na situação epidemiológica será trado com o objetivo primordial de salvar vidas”, afirmou.

Belo Horizonte tem 293.278 casos confirmados de Covid-9 e 7.036 mortes. O número médio de transmissão por infectado está em 1,01 (nível de alerta), a ocupação de leitos de UTI em 45,3% e os de enfermaria em 49,8%, ambos no verde. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial de ontem (2).

Atlético

O clube foi procurado pela reportagem, mas até a publicação da matéria não havia retornado. O posicionamento será incluído assim que foi recebido.

Nota da PBH

“A Prefeitura de Belo Horizonte monitora diariamente os indicadores epidemiológicos e assistenciais na capital e qualquer agravamento na situação epidemiológica será tratado com o objetivo primordial de preservar vidas. É importante considerar que a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 não foram consultados pelo Clube Atlético Mineiro para a realização da comemoração.

As flexibilizações no município são realizadas de acordo com as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid. Entre os dados monitorados pela Prefeitura, estão o Matriciamento de Risco (MR) – medido pela incidência de Covid a cada 100 mil habitantes e sua tendência, a taxa de mortalidade (que implica na pressão sobre o sistema de saúde) e sua tendência –, os índices epidemiológicos da doença, além das taxas de transmissão e letalidade, ocupação de leitos e progressão da vacinação no município.

Os detalhes sobre a Nota Técnica do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 nº 010/2021, que trata do carnaval na capital, estão disponíveis no portal da PBH, no link https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2021/nota-tecnica-covid-19-comite-010-2021.pdf

Vale ressaltar que a pandemia não acabou e as medidas de proteção, principalmente o uso de máscaras, devem ser mantidas”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!