Pesquisar
Close this search box.

Festa Portuguesa: evento promove cultura lusitana e mineira em BH

03/10/2024 às 15h05
festa portuguesa bh
Festa Portuguesa ocorrerá em outubro neste ano (Festa Portuguesa/Reprodução)

Neste sábado (5), em comemoração ao Dia da República em Portugal, Belo Horizonte recebe a 14ª edição da tradicional Festa Portuguesa. O evento gratuito, que ocorrerá no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, na avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, promete reunir sabores autênticos, música, cultura e a história que conecta Portugal e Minas Gerais.

A gastronomia será o grande destaque do evento, com a participação de chefs renomados que prometem trazer pratos lusitanos e mineiros em perfeita harmonia. Além das delícias da culinária, a Festa Portuguesa traz uma programação artística e cultural, com apresentações que celebram a cultura luso-brasileira

O chef Alexandre Miguel, do Tasca de São Bento, apresentará um Pastel Bello – pastel de bacalhau com queijo da região do Serro, além do tradicional Arroz à Valenciana, com uma interpretação portuguesa usando mariscos. Guilherme Melo, estreante na Festa, traz um Bolo de Bacalhau com toque mineiro de queijo, além da icônica Sopa da Pedra de Almeirim.

Outros chefs também marcam presença, como Cristóvão Laruça, dos restaurantes Caravela e Capitão Leitão, que trazem pratos como Torresmo de Barriga e Bifanas à Moda do Porto, além de diversos pratos com bacalhau e carnes típicas.

Doces e bebidas tradicionais

Os doces portugueses também terão espaço especial com a Casa di Maria e Doces de Portugal, trazendo delícias como os famosos Pastéis de Nata, Travesseiros de Sintra, Bolo de Mel da Ilha da Madeira e outras iguarias tradicionais. Para harmonizar, a Cervejaria Verace e os vinhos da Del Maipo complementam a experiência gastronômica.

Anota Aí

Festa Portuguesa

Quando: sábado (5)
Onde: Avenida Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim. BH
Horário: 10h às 20h
Entrada: Gratuita

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.
[author_socials_links]

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ