Festival Internacional de Quadrinhos de BH está com inscrições abertas para artistas

Festival FIQ BH será o primeiro presencial depois da pandemia
Festival FIQ BH será o primeiro presencial depois da pandemia (Divulgação/Thainá Nogueira/PBH)

A 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH) está com as inscrições abertas para mesas de artistas e estandes. O festival será de 3 a 7 de agosto, no Minascentro e tem como realização a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Lumiar. Referência obrigatória para os quadrinistas, o evento é considerado o principal do gênero na América Latina.

Além das diversas atividades oferecidas no FIQ BH, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam a formação de jovens quadrinistas. A edição presencial mais recente do festival ocorreu em 2018 e recebeu mais de 80 mil pessoas. 

A secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin celebra a retomada presencial do festival e ressalta a importância do fomento à produção de quadrinhos.

“O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte é uma referência para o setor cultural, reconhecido pelos artistas que se dedicam aos quadrinhos, e uma reafirmação do compromisso de fomentar essa produção transversal, que conjuga artes visuais e literatura. Neste ano, ele está de volta no formato presencial, ocupando o Minascentro com cinco dias de uma ampla programação”, afirma.

Inscrições 

Podem inscrever-se para o FIQ expositores maiores de 18 anos, salvo aqueles emancipados na forma da Lei. Para a categoria Mesas de Artistas, os participantes precisam ser pessoas físicas, residentes ou domiciliadas no Brasil e desenvolver trabalhos relacionados ao universo dos quadrinhos. Assim, é preciso apresentar publicações próprias ou que trabalhem desenvolvendo histórias em quadrinhos, desenhos ou roteiros para editoras. 

Já nas categorias de estande poderão habilitar-se pessoas físicas, desde que o estande seja destinado a um grupo de quadrinistas. No caso de estandes especiais, só poderão inscrever-se pessoas jurídicas (editoras, livrarias, escolas, lojas, distribuidoras de material de arte) e deverá ser priorizada a comercialização de quadrinhos, em seus diversos formatos. A venda de outros produtos só será permitida desde que estes sejam derivados dos quadrinhos vendidos no estande e não se sobreponham a estes. 

Para seleção serão levados em conta os critérios de qualidade técnica e artística; propostas relacionadas, preferencialmente, à área de Histórias em Quadrinhos; avaliação dos produtos e serviços que serão ofertados ao público; viabilidade operacional e adequação aos espaços; estímulo à diversidade cultural: proposta que contemple os diversos grupos da sociedade, e a diversidade regional. 

As inscrições ficam abertas até o dia 22 de junho e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulários para: Reserva de mesas de artistas, Reserva de estandes e Reserva de estandes especiais. Para mais informações, acesse o site da prefeitura.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!