Filme produzido por cineasta mineiro mostra BH sob a visão de estrangeiros

Reprodução

O cineasta mineiro Ayron Borsari fez, em 2013, a produção de um filme independente com o foco na capital mineira. A ideia do diretor contemplava a criação de um longa que expusesse o olhar de Belo Horizonte através da visão de estrangeiros. A ficção, que carrega uma pitada de documentário, estreou em 2014, na onda da Copa do Mundo no Brasil e agora reaparece nas telonas do Cine 104.

Intitulada como “Americanos na Terra da Copa”, a trama envolve dois funcionários de um canal de TV norte-americano que vêm ao Brasil para fazer episódios para uma série sobre cada uma das cidades que irão sediar a Copa do Mundo de 2014. No entanto, o filme concentra-se na passagem desses personagens pela capital mineira e suas experiências na terra do pão-de queijo “É um filme muito contemplativo”, diz o diretor.

O protagonista da história, Joe Miles, é um jornalista mundialmente conhecido interpretado pelo ator norte-americano John Franklin. O outro personagem principal é Brian Kint, o cinegrafista gringo que acompanha Joe, vivido pelo brasileiro Leonardo Branco. Segundo Borsari, o intuito da produção era mostrar um olhar de fora sobre a nossa Capital. “O que eu queria era mostrar a cidade com uma ótica estrangeira”.

Embora o filme se concentre em mostrar o curso dos jornalistas, se apresentam como parte dos personagens pontos turísticos de Belo Horizonte, como o Mineirão, o Parque Municipal e a Serra do Curral. Além dos cartões postais, os personagens passam também por um baile funk na Quadra da Vilarinho, na região de Venda Nova.

Para trabalhar atrás das câmeras, Borsari contou com uma equipe de jovens cineastas que tiveram, em sua maioria, a primeira oportunidade de trabalhar em um longa-metragem. “Cerca de 90% das pessoas que trabalharam na produção são estudantes do curso de cinema e audiovisual da UNA. A maior parte deles nunca tinha trabalhado num longa e, pela chance, aceitaram remunerações simbólicas”, diz o diretor, ao afirmar que foi uma obra de baixo orçamento.

Relançamento

O longa faz sua reestreia no dia 25 de agosto e fica em cartaz até o dia 31, às 20h30. O valor do ingresso é R$ 12 inteira e R$ 6 meia entrada. Serão distribuídos DVDs do filme para o público que for prestigiar a produção.

O relançamento da obra foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, que aprovou o projeto. A proposta também inclui a visita do cineasta a escolas públicas para a realização de palestras e oficinas direcionadas aos jovens sobre a produção audiovisual focada na web.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!