‘Filtro amarelo’ encobre céu de BH e impressiona; veja fotos

céu de bh amarelo intenso
Céu amarelado chamou atenção hoje na capital (Isabela Beirigo/Arquivo pessoal + Arthur Rabelo/Arquivo pessoal)

Bastava olhar pela janela em Belo Horizonte, no fim da tarde desta segunda-feira (5), para encontrar uma cidade que parece ter sido colorida de amarelo: a cor do céu, que no início da tarde era cinza, refletiu combinação do pôr do sol com o tempo seco, do calor, da poluição e da fumaça dos incêndios que se alastram por Minas Gerais. Há mais de 12 horas, o Corpo de Bombeiros combate as chamas que atingem o Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, na Pampulha.

De acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os raios solares refletem sobre a poluição da atmosfera e dão a coloração amarela que encobriu a capital mineira. Segundo ele, a umidade relativa do ar na capital chegou a 31% hoje. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Céu começou cinza e terminou amarelado (Aline Diniz/BHAZ)
Visão do bairro Floresta, na região Leste de BH (Vitor Fernandes/BHAZ)
Combinação de por do sol com poluição e incêndio refletiu cor (Aline Diniz/BHAZ)
Internautas registraram coloração diferenciada no céu de BH
(Helena Benfica/Arquivo pessoal)

“A fumaça dos incêndios contribui para este visual opaco, assim como a época do ano. O tempo deve continuar assim, com esta ‘névoa seca’, e com temperaturas altas. Durante o pôr do sol, os raios solares refletem sobre essa poluição, combinada com a fumaça, deixando tudo amarelo”, explica o especialista.

‘Filtro amarelo’

O visual impressionou moradores de BH, que comentaram nas redes sociais sobre o “filtro amarelo” que parece dominar a cidade. “Eu achei que estava ficando louca, mas abri o Twitter e o céu está amarelo mesmo”, comentou uma internauta.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!