Fiscalização interdita sete estabelecimentos com irregularidades em Betim

Fiscalização
A fiscalização passou por sete bairros da cidade na Grande BH (Reprodução/@prefeituradebetim/Instagram)

Com o início do primeiro fim de semana na onda roxa do Minas Consciente, três estabelecimentos foram interditados em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite dessa sexta-feira (19). Ao todo, oito locais foram visitados, entre bares e trailers. Clientes sem máscara e consumo de bebidas alcoólicas estavam entre as irregularidades encontradas pela fiscalização.

Segundo a Prefeitura de Betim, a maioria dos locais vistoriados apresentou irregularidades relacionadas às normas de segurança. Entre os oito estabelecimentos visitados, foram aplicadas sete notificações referentes a fiscalização de postura, como apresentação de alvará de localização e, ainda, quatro autos de infração pelo descumprimento de medidas de biossegurança, como permissão de clientes sem utilização de máscaras e liberação do consumo de bebidas alcoólicas.

Um agente de segurança pública fez um apelo à população por meio do Instagram da prefeitura. “Em nome da guarda municipal de Betim quero pedir a todos vocês que venham se preocupar mais com as medidas de segurança que estão sendo estabelecidas pelas autoridades, então com muito cuidado, vamos seguir todas as normas, usar máscara, usar álcool, ficar em casa, isso é a melhor forma da gente combater esse terrível mal”, disse o inspetor Torquato.

A operação coletiva entre Guarda Municipal, Vigilância em Saúde e Secretaria Adjunta de Segurança Pública percorreu os bairros Angola, Vila das Flores, Vargem das Flores, Itacolomi, Teresópolis, Capelinha e Laranjeiras. Para denunciar irregularidades, a fiscalização disponibilizou dois telefones: (31) 98644-7700 e (31) 99966-2480.

Proibição

Em Betim, está proibida a venda de bebidas alcoólicas geladas e o consumo em locais públicos. Cultos religiosos e academias também estão suspensos. O município não aderiu ao toque de recolher, de 20h a 5h, estabelecido pelo decreto estadual.

Desde o anúncio de que o estado passaria a ficar integralmente na onda roxa, o governo de Minas afirmou que as medidas são impositivas e devem ser adotadas por todas as cidades. Quatro municípios mineiros tinham anunciado que não iriam seguir as determinações do programa, mas duas voltaram atrás no dia seguinte, depois de orientação do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais).

O BHAZ questionou a Prefeitura, neste sábado (20), sobre a não adesão ao toque de recolher, mas não recebeu uma resposta da administração do município.

Covid-19

Betim, de acordo com o último boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado nessa sexta-feira (19), acumula, desde o início da pandemia, 553 mortes pela Covid-19. No total, foram 93.841 casos notificados, sendo 676 em acompanhamento, além de 60 moradores da cidade internados em hospitais públicos.

Boletim epidemiológico de ontem (Reprodução/Prefeitura de Betim)

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!