As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte na tarde desta terça-feira (18) causaram impactos em diferentes regiões da capital. No Barreiro, há registro de alagamentos e queda de árvores.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado para desobstruir a rua Alcindo Vieira, altura do número 55, onde uma árvore caiu, atingindo um carro e a fiação da região. Não há registro de vítimas. A Cemig, companhia de energia elétrica, foi acionada para apoiar no atendimento. Pelo menos outras cinco árvores caíram na região.
Na Avenida Visconde de Ibituruna, na esquina com avenida Afonso Vaz de Melo, no Barreiro, o grande volume de água cobriu calçadas. Vídeos registrados por moradores mostram a rua tomada pelas águas. No Barreiro também chegou a cair granizo, de acordo com leitores do BHAZ.
A Defesa Civil Municipal emitiu, mais cedo, um alerta com possibilidades de pancadas de chuva, de 20 a 40 mm, com rajadas de vento em torno de 50 km/h. O comunicado é válido até às 8h desta quarta-feira (19).
Ainda conforme o órgão, às 17h10, foram registradas chuvas extremamente forte na região Oeste, forte nas regionais Noroeste e Barreiro, e fraca na Centro-Sul, Pampulha e Nordeste.
Fortes chuvas causam alagamentos e queda de árvore no Barreiro, em BH
— BHAZ (@portal_bhaz) March 18, 2025
📹Imagens cedidas ao BHAZ pic.twitter.com/FkNFaK34mX
Pelo menos cinco árvores caem no Barreiro, em BH, após fortes chuvas desta terça-feira
— BHAZ (@portal_bhaz) March 18, 2025
📹Imagens cedidas ao BHAZ pic.twitter.com/PbPBXG9FbT
Moradores relatam queda de energia em diferentes regiões de BH
Moradores relataram, em redes sociais, que a forte chuva provocou queda de energia em diversas regiões de BH, como o Barreiro.
Em nota enviada ao BHAZ, a Cemig confirmou que a “tempestade, acompanhada de descargas atmosféricas e ventos (…) provocou falta de energia parcial em bairros das regiões Centro-Sul da capital e algumas cidades da região metropolitana, como Caeté, Sabará e Santa Luzia”, explica. Segundo a companhia energética, “por volta das 18h30 desta terça-feira, 90% dos clientes afetados já tinham sido religados”, completa.
A Cemig também explica que a ventania, que atingiu velocidades de até 77 km/h, foi a principal causa dos desligamentos. Além disso, “foram registrados quedas de árvores e também objetos lançados em direção à rede elétrica, galhos, que provocaram danos à rede elétrica”, conclui. A previsão é que o fornecimento de energia retorne de forma gradativa, entre a noite desta terça-feira (18) e madrugada de quarta-feira (19).
Leia a nota na íntegra ao final.
Chuvas fortes: proteja-se!
A Defesa Civil faz uma série de recomendações para a população no período de chuvas:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia na íntegra a nota da Cemig
A Cemig informa que a forte tempestade, acompanhada de descargas atmosféricas e ventos que atingiu Belo Horizonte no final da tarde de hoje (18/03), provocou falta de energia parcial em bairros das regiões Centro-Sul da capital e algumas cidades da região metropolitana, como Caeté, Sabará e Santa Luzia. Imediatamente após o início das ocorrências, equipes da companhia iniciaram os trabalhos para o restabelecimento, priorizando os grandes blocos de clientes afetados. Por volta das 18h30 desta terça-feira, 90% dos clientes afetados já tinham sido religados.
Em outras regiões da capital, ainda havia neste horário registros de falta de energia, mas de forma pulverizada, sem nenhuma região de destaque.
Além da grande quantidade de descargas atmosféricas e da chuva, a ventania, que atingiu a velocidade de até 77 km/h na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi a principal causa dos desligamentos. Apenas em Belo Horizonte, foram contabilizados 43 raios, entre as 15 horas e as 18h30 desta terça-feira Devido à força do vento, foram registrados quedas de árvores e também objetos lançados em direção à rede elétrica, galhos, que provocaram danos à rede elétrica.
Dessa forma, a previsão é que o restabelecimento se dê de forma gradativa, entre a noite desta terça-feira e madrugada de quarta-feira.