Cientista encontra fóssil em bar na Sapucaí e casa faz evento para comemorar: ‘Festa Mais Antiga Do Mundo’

Beatriz Hörmanseder encontrou um fóssil nas paredes de uma boate da região Leste da capital e a casa vai fazer uma festa para comemorar (Reprodução/@boringsuchus + @casasapucai/Instagram)

Uma paleontóloga carioca fez uma descoberta, no mínimo, curiosa enquanto se divertia com os amigos em uma das boates mais badaladas do momento em Belo Horizonte. A cientista Beatriz Hörmanseder encontrou um fóssil nas paredes e no chão da Casa Sapucaí, na região Leste da capital, e a casa vai até fazer uma festa para comemorar o “achado”.

Ao BHAZ, Beatriz conta que esse tipo de fóssil, denominado cientificamente como estromatólito, é comumente encontrado na ornamentação de casas antigas. A partir de 1942, segundo ela, foi criada uma lei de proteção de fósseis, que proíbe a compra e exploração desse material científico.

“Nas décadas de 1920 e 1930 era comum utilizar isso. Na bacia do Araripe, no Sul do Ceará, por exemplo, é comum você encontrar fósseis enquanto anda na rua, porque na região isso é muito comum e aí eles usaram na ornamentação da própria região. Mas quando se acha um fóssil de grande interesse científico, como de um dinossauro ou um pterossauro, ele é extraído e levado para um museu para ser estudado”, explica ela.

Vida mais antiga do planeta

Segundo a cientista, os estromatólitos são uma das primeiras formas de vida do planeta Terra. Eles são colunas com várias camadas de bactérias que vão se formando e que se assemelham com rochas. Elas podem ser identificadas pela aparição de algumas manchas em formato de “bolinhas”.

“Eles são muito importantes porque eles geraram o oxigênio no nosso planeta. Então qualquer pessoa da paleontologia ou da área da geologia acaba reconhecendo esses padrões, porque eles são muito famosos justamente pela importância paleontológica deles”, diz ela.

O vídeo publicado por Beatriz nas redes sociais chegou a mais de 140 mil pessoas. Para comemorar a descoberta histórica, a Casa Sapucaí vai promover um evento nesta sexta-feira (8), a “Festa Mais Antiga Do Mundo”.

“Eles fizeram uma parceria comigo e me convidaram para a festa. Essa parte do investimento no desenvolvimento cientista, fazendo essas parcerias com empresas privadas, é muito legal”, declarou.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!