Inverno só no calendário! Meteorologia descarta frio intenso em Belo Horizonte

Para este ano, frio intenso está descartado

O frio intenso está descartado durante o inverno em Belo Horizonte. A ausência de massas intensas de frio fará com que os termômetros não registrem baixas temperaturas, assim como no ano passado.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), conta que na região Sul do Brasil há a presença de uma massa de ar frio, mas que ela não está chegando à região Sudeste. “Ela está conseguindo alcançar somente o litoral de São Paulo, sem vir para Minas Gerais”, afirmou.

Na capital, os próximos dias serão de céu claro parcialmente nublado com a mínima em torno de 13ºC e a máxima alcançando os 27ºC. Na Serra da Mantiqueira os termômetros podem alcançar os 5ºC.

Apesar da ausência do frio, Claudemir conta que isso é normal durante a estação e que o inverno passado não pode ser usado como parâmetro. “Em 2017 foram registradas massas de ar frio intensa desde o mês de maio, quando ainda nem era o inverno. Podemos dizer que o ocorrido ano passado foi anormal”, disse. O meteorologista ainda lembra que já eram esperadas temperaturas acima da média neste inverno devido o aquecimento das águas do oceano Pacífico.

Nas redes sociais chegou a circular a informação de que a estação deste ano seria a mais fria dos últimos 100 anos no Brasil. O Instituto Tempo Clima, na oportunidade, desmentiu alegando que com o aquecimento das águas o fenômeno El Niño não seria formado.

Bloqueio atmosférico

O bloqueio atmosférico continuará atuando no país durante o mês de julho. Para a tristeza daqueles que gostam de dias mais gelados, o frio intenso vindo da Argentina será bloqueado por uma forte corrente de ventos.

Apenas duas ondas de frio vão conseguir chegar ao Brasil, uma pouco antes do fim da primeira quinzena de julho (entre 10 e 14 de julho) e a outra na última semana do mês. Mesmo assim, a primeira massa polar só deve causar frio intenso no Sul do Brasil. Áreas do centro-sul de Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de São Paulo vão sentir uma queda de temperatura moderada a forte.

A maior chance de esfriar o Sudeste é com a segunda onda de frio, no fim de julho. Mas é pouco provável que esta massa polar provoque mais frio no Sudeste e no Centro-Oeste do que a grande massa fria que varreu o Brasil entre os dias 18 e 23 de maio.

Da Redação Bhaz com ClimaTempo

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!