Fuad Noman: Quem é o economista que assume a Prefeitura de BH após saída de Kalil

fuad noman
Fuad ocupou o cargo de vice no segundo mandato de Kalil e agora assume a prefeitura da capital (PSD/Divulgação)

A saída de Alexandre Kalil (PSD) da prefeitura de Belo Horizonte, em direção às eleições para governador, pode não surpreender tanto. Mas o que muita gente não sabe é quem assume a administração municipal até o final de 2024: o até então vice-prefeito Fuad Noman. E já que ele será figura chave da capital mineira nos próximos anos, o BHAZ já começa te ensinando como pronunciar o nome do novo chefe do Executivo: é Fuád Nomân.

Nascido em BH, Noman tem 74 anos e já passou pelas esferas do poder municipal, estadual e federal. Além de ser economista, ele ainda é autor dos romances “Cobiça” e “O Amargo e o Doce”, que se passam em Minas Gerais.

Bacharel em Ciências Econômicas pelo Ceub (Centro de Ensino Unificado de Brasília) e pós-graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária, o novo prefeito participou do primeiro mandato de Kalil não como vice, mas como secretário municipal de Fazenda.

‘Mesmo programa, mesma filosofia’

No discurso feito na manhã desta sexta-feira (25), para oficializar a saída da Prefeitura de BH, o agora ex-prefeito Alexandre Kalil teceu elogios a Noman. “Quanto ao futuro, fiquemos tranquilos. O prefeito Fuad foi eleito junto comigo, e num mesmo programa, numa mesma filosofia. Não pensem que ele entrou agora”, disse Kalil após confirmar que deixa a administração municipal hoje.

“Fuad esteve ao meu lado nesses 5 anos e 84 dias, tentando como eu, desesperadamente, melhorar a vida de todos os belo-horizontinos”, continuou Alexandre Kalil. Ao fim do discurso, após agradecer aos demais integrantes da equipe da PBH e homenagear a própria família, Kalil voltou a falar sobre o novo prefeito da capital mineira.

“Fuad, que Deus te dê forças, que Deus te ilumine. Obrigado por tudo, todos nós te amamos e confiamos muito em você”, concluiu o ex-prefeito de BH, que também prometeu: “O Governo de Minas voltará a saber que BH é importante demais para ser ignorada pelo governo estadual e federal, como fomos nesses últimos anos”.

Trajetória

Fuad Noman ingressou no serviço público ao passar em concurso do Banco Central do Brasil. Trabalhou no Ministério da Fazenda e na Secretaria do Tesouro Nacional, até se tornar secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Depois disso, atuou como consultor do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o governo de Cabo Verde, na África, foi diretor do Banco do Brasil e presidente da Brasilprev.

De volta à esfera governamental, Noman foi secretário da Fazenda no primeiro mandato de Aécio Neves no Governo de Minas, entre 2003 e 2007, e secretário de Transporte e Obras Públicas no segundo mandato, entre 2007 e 2010.

Na administração estadual seguinte, de Antonio Anastasia, ele ainda ocupou o cargo de Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos. Também foi presidente da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais), além de atuar no setor privado como consultor financeiro.

No primeiro mandato de Alexandre Kalil, quando o vice-prefeito era Paulo Lamac, Fuad Noman foi nomeado secretário municipal de Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020. Já para o segundo mandato, Kalil o convidou para se candidatar a vice.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!