Com chuva intensa esperada para BH, Fuad Noman pede reza para que São Pedro diminua ‘impacto’

fuad noman psd prefeito bh
Prefeito de BH afirmou que a cidade está preparada para as chuvas (Rodrigo Clemente/PBH)

Os próximos dias em BH devem ser de chuvas intensas, e as autoridades já estão em alerta para possíveis transtornos. O prefeito Fuad Noman (PDT) disse que BH está preparada e apelou também para São Pedro, para que os impactos sejam menores.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva previsto para os próximos quatro dias é de 200 milímetros, o corresponde a 59% do esperado para todo o mês de dezembro. Até agora, choveu na capital mineira cerca de 66% do esperado para este mês.

‘Rezar para São Pedro’

Em coletiva de imprensa, na manhã deste sábado (17), Fuad disse que a prefeitura tem trabalhado para resolver a questão da chuva em definitivo.

“Estamos fazendo um trabalho de contenção das abas na Vilarinho, na Lagoa do Nado, são reservatórios que cabem bilhões de litros de água, para a água não descer. Fizemos aquela área de amortecimento das águas para minimizar um pouco o efeito e já está em funcionamento. Fizemos 77 proteções de encostas neste ano para evitar o risco geológico”, disse.

O chefe do Executivo municipal ainda agradeceu a Deus pelas últimas chuvas não terem vitimado ninguém. “Essa é a nossa maior preocupação, é não ter vítima. E rezar para São Pedro diminuir o impacto da chuva, porque chover 100mm em um lugar, em uma hora, duas horas, não tem ninguém que segura”, disse Fuad Noman. 

Transtornos

Belo Horizonte recebeu volume tão significativo de chuva, pela última vez, entre 7 e 11 de janeiro deste ano. De acordo com Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na ocasião, a cidade recebeu cerca de 337,8 milímetros de água durante o período.

No início de 2020, a capital mineira registrou a “chuva de mil anos” e, com isso, decretou estado de emergência pelos estragos. Em apenas 40 minutos, choveu um volume de 102 milímetros, de acordo com a Defesa Civil.

Com o objetivo de diminuir os impactos das fortes chuvas na capital mineira, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) vai contar com a ajuda de monitoramento de 3.205 câmeras.

Para minimizar os impactos dos temporais na cidade, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) vai monitorar a situação da chuva por meio de 3.205 câmeras.

A partir de hoje (17), equipes da Defesa Civil, da Sudecap, da Superintendência de Limpeza Urbana, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal estarão em alerta 24 horas por dia.

Edição: Pedro Rocha Franco
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!