O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), apresentou ao Governo Federal o projeto para a construção de 4.500 moradias populares na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, localizado região Noroeste de Belo Horizonte. Em visita a Brasília nesta quinta-feira (7), Fuad fez a proposta ao Ministério das Cidades, com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, e recebeu retorno favorável para a implementação do empreendimento.
Acompanhado do vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União-MG), Fuad explicou que o projeto habitacional faz parte da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida e inclui prédios de até 17 andares, além de uma área comercial.
O prefeito detalhou que o plano foi estruturado em três fases: a primeira etapa, referente à criação de um parque, já foi concluída; a segunda envolve a construção de equipamentos públicos, como unidades de saúde, que já estão em andamento. Agora, o foco é a terceira fase, que contempla as moradias populares. “Estou muito entusiasmado. Esse projeto está avançando bem e vai transformar a região”, afirmou Fuad.
Em junho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a construção de duas escolas, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um centro de saúde na área do aeroporto.
“Acho que finalmente teremos o aeroporto Carlos Prates preparado. Primeiro para fazer a rodada de financiamento, verificar quanto vai custar e qual o orçamento que vamos precisar buscar”, completa.
Na próxima terça-feira (14), o prefeito retorna a Brasília, onde irá se reunir com representantes dos Ministérios da Gestão e das Cidades, da Caixa e da Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo é concluir as negociações para a transferência do terreno do Carlos Prates para a prefeitura, passo fundamental para o início das obras, previsto para o ano que vem.