Funcionário do metrô BH morre atropelado por um trem na estação Carlos Prates

metrô de BH
Segurança do metrô estava fazendo ronda noturna quando foi atingido pelo trem (Amanda Dias/BHAZ)

Um funcionário do metrô de BH morreu depois de ser atropelado por um trem, na Estação Carlos Prates, na região Noroeste da capital mineira, na noite dessa quarta-feira (23). A Polícia Militar foi acionada por volta das 22h, mas quando chegou ao local, Carlos Henrique de Souza, de 52 anos já estava sem vida.

O segurança do metrô, Elio Gomes, presenciou o acidente. Ele contou à polícia que os dois estavam fazendo uma ronda pelo pontilhão quando começou a chover e eles correram em busca de abrigo. Nesse momento, Elio recebeu um telefonema da esposa e quando foi atender o celular viu o trem se aproximando. Ele gritou para avisar Cláudio, no entanto, não foi ouvido pelo colega. O trem atingiu o homem pelas costas. Elio contou que não escutou o apito do trem enquanto se aproximava.

O maquinista do metrô relatou aos militares que não viu o homem no trilho. Ele estava a 60km por hora quando acionou o freio de emergência ao sentir um “baque”, depois de fazer uma curva. Em seguida, ele desceu do veículo e avistou o homem no chão. O Samu foi acionado para atender a vítima, que não resistiu e morreu no local.

Procurada pelo BHAZ, a CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbano de Belo Horizonte) informou por meio de nota (veja na íntegra abaixo) que “o maquinista tomou todas as medidas de segurança previstas para evitar o acidente, incluindo o acionamento do freio de emergência, mas a vítima não conseguiu sair a tempo do local”. A companhia disse está apurando a causa do acidente. A perícia foi acionada e todos os pertences da vítima foram recolhidos.

O que diz a CBTU

“A CBTU Belo Horizonte registrou ocorrência de atropelamento, na noite desta terça-feira (23/9), no trecho entre as estações Carlos Prates e Calafate. Equipes de Segurança da CBTU-Belo Horizonte estiveram no local e realizaram o acionamento do SAMU, prestando todo o atendimento necessário até a chegada das equipes de emergência.  

Segundo informações preliminares, o maquinista tomou todas as medidas de segurança previstas para evitar o acidente, incluindo o acionamento do freio de emergência, mas a vítima não conseguiu sair a tempo do local. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela Companhia e profissionais da CBTU-BH estão cooperando com as autoridades e prestando todo o suporte possível aos familiares e demais envolvidos.  

Como a ocorrência foi registrada na noite de ontem, após o horário comercial, por volta das 22h, não foi necessária a interrupção da grade habitual de viagens no sistema. Nesta quinta-feira (24/9), o metrô opera, normalmente, com todas as 19 estações abertas à população e os trens seguem cumprindo a grade habitual de viagens previstas.   A CBTU lamenta o ocorrido e permanece à disposição das autoridades para contribuir com a investigação dos fatos.”

Edição: Marcela Gonzaga
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!