Bandido atira e mata funcionário de supermercado durante assalto em BH

Homem morre em assalto a supermercado
Jovem não reagiu ao assalto, mas levou tiro de criminoso (Reprodução/Câmeras de segurança)

O funcionário de um supermercado no bairro Tupi, na região Norte de Belo Horizonte, morreu após levar um tiro de um homem que participou de um assalto ao estabelecimento, na noite dessa terça-feira (22). A vítima, que tinha 19 anos, estava no caixa do supermercado e, de acordo com a Polícia Militar, não reagiu ao assalto. Dois jovens que participaram do crime e um homem que ajudou na fuga foram presos.

De acordo com o registro policial, um adolescente de 17 e um jovem de 18 anos se passaram por clientes do supermercado, e, ao chegarem ao caixa, anunciaram o assalto. O funcionário tentou, mas não conseguiu abrir a gaveta do caixa para pegar o dinheiro. Nesse momento, o autor de 18 anos teria se irritado e atirado no jovem. Ele foi até a gaveta, pegou uma quantia não especificada de dinheiro e os dois criminosos fugiram.

A Polícia Militar foi acionada por testemunhas e agentes encontraram a vítima caída no chão, com um tiro no tórax, ainda viva. Ela chegou a ser socorrida e levada ao hospital Risoleta Neves, onde recebeu atendimento e foi levada ao bloco cirúrgico de imediato. O jovem, porém, não resistiu ao ferimento e morreu no hospital.

Fuga

Em contato com testemunhas do crime, a Polícia Militar teve acesso às imagens das câmeras de segurança do supermercado, que mostraram os dois autores e as roupas que eles usavam no momento. De acordo com o boletim de ocorrência, no momento em que o criminoso de 18 anos anuncia o assalto, o autor mais jovem deixa o estabelecimento, segurando sacolas com bebidas alcoólicas.

Os militares, em seguida, passaram a procurar os suspeitos, e descobriram o endereço de um possível comparsa dos jovens, que poderia estar ajudando na fuga deles. Os policiais cercaram o local e dois agentes entraram na casa, onde localizaram os dois autores e outro homem, de 29 anos, dono da residência. Eles saíram correndo quando viram os militares, mas não tinham para onde fugir.

O criminoso de 17 anos foi encontrado atrás do armário de um dos quartos da casa, e confessou o crime, além de contar que o outro jovem que estava na casa, de 18 anos, foi o autor do disparo no supermercado. As roupas usadas pelos autores no assalto foram encontradas na casa, e o menor tinha R$ 60 no bolso da calça. De acordo com ele, o dinheiro era parte da quantia roubada no estabelecimento, e o resto do valor foi usado para pagar o aplicativo de transporte na fuga e para comprar drogas.

O jovem de 18 anos, em primeiro momento, confessou ter atirado na vítima. Depois, ele passou a negar participação no crime. Já o homem de 29 anos, dono da casa em que foram encontrados, disse que apenas ajudou os jovens a se esconderem. Ele ainda levou os policiais ao local onde a arma do crime estava escondida, o telhado de uma casa no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha.

Ajuda de comparsa

Apesar de o homem negar maior participação no esquema, os policiais acharam seu celular em um quarto e encontraram conversas que diziam respeito ao crime. Em mensagens e áudios, foi constatado que o homem havia emprestado a arma do crime para o menor, pedindo que ele roubasse três motocicletas em forma de pagamento, em até uma semana.

Ainda ontem, o homem de 29 anos teria cobrado o jovem, já que o prazo acabaria no mesmo dia. O menor, então, pediu que ele esperasse a noite e prometeu que roubaria as três motos no mesmo dia. O jovem de 17 anos chegou a enviar um vídeo ao dono da arma, mostrando uma das motocicletas que seriam roubadas, que pertencia a um dos funcionários do supermercado, estacionada na frente do local.

Ainda de acordo com as mensagens encontradas no celular, depois do crime, o homem mais velho começou a articular meios para ajudar os autores e ofereceu abrigo a eles. Ele teria pedido a uma mulher que solicitasse um carro de aplicativo para que os jovens fugissem do supermercado. Em outros áudios, o homem confessa ter medo de que o menor fosse preso, e, consequentemente, ele também.

O menor confirmou o combinado e explicou que planejou o assalto ao supermercado para roubar a motocicleta de um dos funcionários. O adolescente de 17 anos foi apreendido, enquanto os outros dois, de 18 e 29 anos, receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!