Garis retiram cerca de 53 toneladas de lixo eleitoral das ruas de BH; região Centro-Sul foi a mais poluída

Reprodução/EBC

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) já recolheu mais de 53 toneladas de lixo geradas no período eleitoral em Belo Horizonte. A região Centro-Sul foi onde houve a maior incidência de materiais de campanha jogados nas ruas — 10 toneladas coletadas até a última terça-feira (4). Por outro lado, a região da Pampulha registrou a menor quantidade até então: cerca de 300 kg. A operação de limpeza teve início após o fechamento do primeiro turno das eleições, no domingo (2), e está prevista para terminar na sexta-feira (7). Foram mobilizados 474 garis e 14 caminhões na retirada do lixo.

Segundo informou o órgão responsável pela operação, a maior parte das 53 toneladas de resíduo coletadas até a última terça-feira (4) é composta por papel. Contudo, em relação às eleições de 2014, até o momento, foram contabilizadas 90 toneladas a menos de lixo, já que, naquele período, a legislação ainda permitia o uso de placas, cavaletes e estandartes, além dos tradicionais panfletos e cartazes.

Confira a quantidade de lixo eleitoral coletada em regiões de BH:

Barreiro: foram mobilizados 46 garis e dois caminhões na coleta de 4 toneladas de lixo.

Região Leste: 60 garis e um caminhão, até a última terça-feira, haviam retirado 8 toneladas de resíduos no entorno de 51 escolas que funcionaram como zonas eleitorais.

Centro-Sul: com a ajuda de quatro caminhões e uma equipe de 100 garis, foram coletadas dez toneladas de resíduos, incluindo as áreas de vilas e aglomerados urbanos.

Noroeste: foram removidas das vias públicas sete toneladas de resíduos por meio das ações de 77 garis e um caminhão.

Nordeste: 30 garis com o auxílio de um caminhão retiraram cinco toneladas de lixo na segunda-feira (3/10).

Norte: totalizaram nove toneladas de resíduos eleitorais, com a utilização de um caminhão e o trabalho de 64 garis. O serviço foi finalizado na segunda-feira.

Venda Nova: foram limpos 44 pontos de votação, com o trabalho de 73 garis. Houve a remoção de 8,5 toneladas de lixo com o apoio de um caminhão.

Pampulha: cerca de 300 kg de resíduos, com um caminhão e 6 garis. Até então, a região registrou a menor quantidade de lixo eleitoral.

Região Oeste: trabalharam 18 garis e foram utilizados dois caminhões na retirada de uma tonelada de lixo eleitoral.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!