Gerente da ANM em Minas é exonerado após ação da PF contra esquema entre servidores e mineradora

02/04/2025 às 07h54
mpmg mineração ilegal serra curral
(Reprodução)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) exonerou, nessa terça-feira (1º), o servidor Leandro César Ferreira de Carvalho do cargo de gerente regional em Minas Gerais. A publicação do desligamento, no Diário Oficial da União (DOU), ocorre quatro dias após a Polícia Federal liderar uma ação contra o esquema envolvendo servidores da autarquia e a mineradora Empabra, em atividade de mineração ilegal na Serra do Curral, em BH.

Leandro César estava na função desde fevereiro de 2022. A servidora Luciana Cabral Danese, que ocupava a gerência, interinamente, desde a ação da PF, na última sexta-feira (28), assume a gerência regional em Minas.

A Operação Parcours foi liderada pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a PF, as investigações revelaram um esquema criminoso, desde 2014, com envolvimento de servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) e geólogos contratados pela Embrapa. A empresa é suspeita de danos à União e ao meio ambiente, no valor estimado de R$ 832 milhões.

A operação de sexta-feira cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, bloqueio de ativos no valor mencionado, afastamento de dois servidores públicos e suspensão das atividades minerárias, por determinação da 3ª Vara Federal Criminal de Minas Gerais.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ