Greve do metrô de BH no Carnaval: CBTU vai acionar Justiça para garantir viagens

estado de greve metrô BH
Estado de greve pegou gestores da CBTU-MG de surpresa (Amanda Dias/BHAZ)

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) vai acionar a Justiça para garantir a operação do metrô de Belo Horizonte durante o Carnaval. Ontem (10), trabalhadores anunciaram estado de greve a partir da próxima terça-feira (14), o que surpreendeu os gestores do transporte por trilhos na capital.

De acordo com o Sindimetro (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), os funcionários lutam pela garantia dos seus empregos e por mais clareza no processo de transferência da CBTU para a iniciativa privada.

Por meio de nota, a CBTU disse ter visto “com surpresa e apreensão a movimentação” dos metroviários, “já que a demanda vem crescendo nas últimas semanas”. A companhia ressalta, sobretudo, a proximidade da realização do Carnaval 2023, que deve contar com cerca de 5 milhões de foliões neste ano.

“Neste momento, a greve não era esperada por nenhum dirigente da Companhia, já que em reunião ocorrida nesta tarde, a CBTU-MG apresentou aos dirigentes sindicais uma inédita e relevante proposta de compensação dos dias parados no último dezembro, atendendo a todos os pedidos dos trabalhadores, além de cientificar o sindicato sobre as ações de melhoria das condições de trabalho no período de Carnaval”, informa.

Em outro trecho, a CBTU-MG diz que “sempre respeitou o direito de greve de seus empregados, contudo, entende que o mesmo deve ser exercido com responsabilidade, já que segundo o próprio Sindicato, as reivindicações junto ao Governo Federal sequer foram formalizadas”.

A companhia diz ainda que “já está tomando todas as medidas administrativas e judiciais possíveis para a manutenção do serviço de transporte sobre trilhos na Cidade e sabedora da essencialidade do metrô para a realização do Carnaval de Belo Horizonte, a Diretoria da CBTU-MG não medirá esforços para que os 5 milhões de foliões previstos para a festa possam usufruir do serviço metroviário”.

“Por fim, registra-se que não compactua com a verdade a notícia de que já existem demissões programadas após a privatização da empresa. O processo vem transcorrendo do modo previsto e o primeiro contato com a empresa Comporte, vencedora do certame, foi muito positivo. A CBTU-MG está à disposição”, finaliza.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!