Greve de servidores do Ipsemg chega ao fim, após acordo com o governo

A greve dos servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) chegou ao fim após um encontro entre representantes do governo estadual, do próprio Ipsemg e de seu sindicato, nesta quarta-feira (28).

Em conversa com o Bhaz, Maria Abadia de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), afirmou que a proposta não era o que eles desejavam, visto que não houve aumento salarial. “Fomos informados que o governo está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e que por isso não poderia aumentar nosso salário”, afirmou.

Entre os itens acordados estão ajuda de custo mediante o cumprimento de metas de produtividade e qualidade no atendimento. “Será uma forma de auxiliar os servidores em gastos como alimentação, por exemplo. A média salarial dos servidores é de R$ 1,3 mil e, quando ele tem que retirar parte do valor para alimentação, ele é prejudicado”, disse Maria.

O governo também propôs pagar os benefícios como quinquênios e férias-prêmio até o mês de julho e a revisão do plano de carreira até o final do mês de março, algo que beneficiará até mesmo os servidores já aposentados.

A compensação dos dias parados será negociada com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a direção do Ipsemg.

Da Redação Bhaz com Agência Minas

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!