Guarda Municipal de BH desmonta acampamento em frente a comando do Exército na Raja

guarda municipal desmonta acampamentos
Manifestantes pró Bolsonaro se recusam a deixar o local (Sofia Leão/BHAZ)

A Guarda Municipal de Belo Horizonte desmonta, na manhã desta sexta-feira (6), o acampamento de militantes montado em frente ao Comando da 4º Região Militar do Exército, na avenida Raja Gabaglia, em BH.

Vídeos gravados nesta manhã pela equipe do BHAZ mostram agentes de segurança em frente ao local onde o grupo montou barracas. Sob gritos de militantes que contestam o resultado das eleições presidenciais, os guardas vão retirando os objetos.

Segundo o representante da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o motivo legal da retirada é obstrução de via pública. Questionada pela reportagem sobre o porquê da intervenção apenas agora, dois meses após o início da montagem das barracas, a Guarda disse ser por “escalada da violência”.

Em contestação ao resultado das eleições e a vitória de Lula (PT), os manifestantes se instalaram no local desde o início de novembro.

Veja um registro da manhã de hoje:

No local, um dos homens afirma que só deixará o acampamento “se o Exército mandar”. Em contrapartida, outro manifestante diz que é necessário respeitar a Guarda Municipal: “Sem xingamento, sem nada. Nós somos manifestantes ordeiros. A gente tem o direito de ficar aqui!”, dispara (assista abaixo).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!