Guinness corrige: Minas não tem a maior chapa de fígado com jiló

chapa fígado com jiló mercado central bh
A chapa de 16 metros de extensão não foi reconhecida como a maior do mundo (Reprodução/ @gordice_gourmet/Instagram + Reprodução + @mercadocentral/Instagram)

Atualização às 7h30 do dia 01/09/2020: Esta reportagem foi atualizada, assim como o título, para corrigir a informação divulgada inicialmente pelo Mercado Central: Minas não possui a maior chapa de figado com jiló do mundo.

O Guinness World Records anunciou nessa segunda-feira (31) que a informação divulgada pelo Mercado Central de que Minas possui o título de maior chapa de fígado com jiló do mundo não procede. A empresa responsável por registrar recordes em todo o planeta afirmou que, de fato, foi feita uma solicitação em 2018, mas ela foi rejeitada por “violação de regras”.

“Este ano (2020) [os organizadores do festival cultural do Mercado Central, responsável pela primeira solicitação] não realizaram o processo de solicitação novo. E, por conseguinte, nós não o reconhecemos como título de recorde oficial do Guinness World Records nem foi apresentado no livro de recorde do Guinness World Records”, afirma a empresa em nota (leia na íntegra abaixo).

Procurado pelo BHAZ, o superintendente do Mercado Central, Luis Carlos Braga, reconhece a falha. “Sabemos que a informação está incorreta e temos conhecimento de tentar novamente o registro”, informa. Os detalhes sobre a “violação de regras”, no entanto, não foram esclarecidos.

O Guinness ainda afirma o seguinte: “Os recordes que monitoramos cobrem uma ampla variedade de atos extraordinários com o intuito de que, sem definir o sucesso de uma forma convencional ou limitada, todos reconheçam seu potencial e vejam o mundo de uma maneira diferente”.

Anúncio equivocado

Em meados deste ano, o Mercado Central informou que o Guinness World Records tinha reconhecido uma chapa de fígado com jiló feita durante o festival cultural do ponto turístico como a maior do mundo. “Relembre os melhores momentos da Maior Chapa de Fígado com Jiló do Mundo, esse dia que entrou para o Guinness World Records”, escreveu em uma publicação no Instagram, em junho.

A chapa – feita em 2018 por dezenas de chefs mineiros – contou com 16 metros de extensão, 140 quilos de jiló, 180 quilos de cebola e 420 quilos de fígado. A informação equivocada do Mercado Central, divulgada em meados deste ano, de que a atração tinha sido reconhecida como a maior do mundo foi noticiada pela imprensa mineira, inclusive pelo BHAZ.

Nota do Guinness World Records

No dia 18 de agosto de 2020, foi publicada uma notícia que contém informações equivocadas sobre o título de recorde do GUINNESS WORLD RECORDS para a maior chapa de fígado do mundo. Em 2018, os organizadores do evento da festival Cultural do Mercado Central realizaram um solicitação de recorde oficial do GUINNESS WORLD RECORDS que foi posteriormente rejeitado em 2019 por violação de regras. Porém, este ano (2020), não realizaram o processo de solicitação novo. E, por conseguinte, nós não o reconhecemos como título de recorde oficial do GUINNESS WORLD RECORDS nem foi apresentado no livro de recorde do GUINNESS WORLD RECORDS. Portanto, pedimos que, por obséquio, sejam tomadas as medidas cabíveis para correção do conteúdo errôneo publicado na sua mídia assim que possível.

Com mais de 60 anos de história, o Guinness World Records destaca-se como a autoridade mundial em verificação e registro de recordes. Os recordes que monitoramos cobrem uma ampla variedade de atos extraordinários com o intuito de que, sem definir o sucesso de uma forma convencional ou limitada, todos reconheçam seu potencial e vejam o mundo de uma maneira diferente. Pessoas dos quatro cantos do mundo podem fazer uma solicitação de recorde através da nossa página oficial: www.guinnessworldrecords.com.br. Desta maneira, temos certeza de que todos os nossos candidatos a recordistas, de todas as partes do mundo, seguem o mesmo procedimento. Nenhuma outra empresa do mundo tem o direito de certificar e/ou outorgar nenhum título do GUINNESS WORLD RECORDS.

Edição: Thiago Ricci
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!