Hélio Garcia, ex-governador de Minas Gerais, morre nesta manhã em Belo Horizonte

O ex-governador de Minas Gerais Hélio de Carvalho Garcia, de 85 anos, morreu, na manhã desta segunda-feira (6), em Belo Horizonte, em virtude de insuficiência respiratória devido ao agravamento do quadro de pneumonia.

Hélio Garcia deu entrada no hospital da Unimed, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, no último sábado (5), com quadro de pneumonia comunitária grave.

A família do ex-governador ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento dele.

Em nota, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, manifestou condolências ao ex-governador, que também já foi prefeito da Capital mineira. “Hélio Garcia nos deixa a lição de um grande homem público. Discreto, porém realizador, exímio articulador, que deu a sua contribuição em momentos decisivos da história recente de nossa cidade, nosso estado e, em especial, no processo de redemocratização do país”, diz em nota.

O governador Fernando Pimentel lembrou a importância de Hélio Garcia para a história política do Estado. “Hélio Garcia era uma das mais importantes referências da política mineira. Minas perde uma liderança que sempre se pautou pela sensatez, serenidade e espírito democrático”, enalteceu.

Hélio Garcia

Hélio de Carvalho Garcia nasceu em Santo Antônio do Amparo, Centro-Oeste mineiro, em 16 de março de 1931. Foi governador do Estado em dois mandatos: de 1984 a 1987 e de 1991 a 1994.

Iniciou a vida pública ao se eleger como deputado estadual, aos 32 anos. Mais tarde, foi deputado federal por um mandato, entre 1967 e 1971. Em 1983 foi vice-governador durante o governo de Tancredo Neves, e também prefeito de Belo Horizonte, cargo que ocupou até 1984.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!