Homem morre após abordagem policial no Centro de BH; PM diz que vítima passou mal

abordagem pm
Um morador em situação de rua de 22 anos morreu nesta quarta-feira (22) após ser alvo de uma abordagem policial no Centro de BH (PMMG/Divulgação)

Um homem em situação de rua, 22, morreu hoje (22) após uma abordagem policial no Centro de Belo Horizonte. O episódio ocorreu na Praça Sete, na esquina da avenida Afonso Pena com a rua Rua de Janeiro.

Segundo testemunhas, o jovem tomava café da manhã no local quando a abordagem começou. Reportagem da Record Minas conversou com uma artesã que diz que a vítima teria levado dois socos dos policiais, um na costela e outro nas costas. A abordagem teria sido motivada pelo uso e porte de drogas por parte dele.

O homem em situação de rua teria sofrido uma convulsão. Policiais tentaram reanimá-lo, sem sucesso. Ele teve a morte constatada por médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

PM afirma que vítima passou mal

Em coletiva de imprensa concedida nesta tarde, o comandante da 6ª companhia da Polícia Militar, major Rodrigo Alencar, explica que o rapaz, que estaria em “atitude suspeita”, teria fugido do local depois de avistar a viatura. Após ser pego, ele teria passado mal e caído no chão.

“Inicialmente, eles [os policiais] foram atrás desse indivíduo em fuga, abordaram esse rapaz, colocaram ele em posição de segurança na parede para identificação. Durante a abordagem, foi identificado com ele a presença de maconha e cocaína e, pela própria condição em que estava, desfaleceu da própria altura e caiu no chão”, narra o major.

Após o ocorrido, os militares acionaram o Samu e tentaram reanimá-lo, mas o jovem veio a óbito. “Nós temos imagens do ocorrido, que são coerentes com a versão apresentada pelos militares”, disse ele, ao acrescentar que “a Polícia Militar não teme a verdade”.

Os vídeos de câmeras de segurança fornecidos pela Polícia Militar flagram a ação a uma longa distância. Durante a coletiva, jornalistas pediram acesso aos vídeos registrados pelas câmeras dos policiais, mas esse material não foi disponibilizado.

Testemunhas que presenciaram o ocorrido serão ouvidas durante a investigação. Laudo disponibilizado pela PM aponta a causa da morte como intoxicação. O BHAZ procurou a Polícia Civil para saber se a perícia já constatou as causas da morte do rapaz e aguarda o retorno.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!