A Justiça de Minas Gerais converteu em preventiva a prisão do homem acusado de matar, no último sábado (25), um advogado na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte. A decisão, do juiz Breno Rego Pinto, foi confirmada em audiência de custódia nesta segunda-feira (27).
O advogado Marvio Blanco Ludolf tentava separar uma briga de casal quando foi golpeado com dois golpes de estilete no tórax, desferidos por um amigo da mulher que trocou agressões com o marido dela momentos antes do ataque. Imagens gravadas por câmeras de segurança da região mostram o início da discussão.
Conforme o boletim do caso, Marvio voltava de uma boate em Nova Lima para o hotel onde estava hospedado, em Belo Horizonte. O advogado veio do Rio de Janeiro para realizar uma prova do concurso da PCMG no dia seguinte, no domingo (26). Ainda de dentro do carro de aplicativo, e acompanhado por um amigo policial civil de Pernambuco, Marvio teria visto a confusão.
A decisão de intervir veio após um comentário do motorista do carro. Segundo a PCMG, o condutor teria dito, ao avistar a briga do casal, que “a mulher está sendo assaltada e ninguém faz nada”. O mal-entendido mobilizou os dois amigos, que pediram ao motorista que retornasse para que eles pudessem descer. Imagens gravadas por câmeras de segurança da região mostram o início da briga do casal, num bar da região, antes da confusão evoluir para a Praça Raul Soares.
Tumulto
Já na Praça, a divergência ganhou ares de confusão generalizada. Além do casal, de Marvio e seu amigo policial, terceiros se aproximaram do tumulto para acompanhar os desdobramentos. Entre eles, um amigo da mulher, que entrou em combate corpo a corpo com o advogado. Nessa hora, o rapaz, de 25 anos, teria puxado um estilete e desferido as facadas contra Marvio. “Ele [o autor das facadas] acabou desferindo dois golpes na vítima [Marvio] que estava, na verdade, tentando ajudar e salvar a mulher da situação de conflito”, disse a delegada Ana Paula Rodriges de Oliveira, responsável pelo caso.
Imagens gravadas por populares mostram um trecho da briga coletiva. Veja abaixo.
VÍDEO: Advogado esfaqueado na Praça Raul Soares, em BH, tentava separar briga de casal pic.twitter.com/X0w66f0JCh
— BHAZ (@portal_bhaz) January 27, 2025
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender o advogado, que foi encaminhado ao Hospital João XXIII, mas não resistiu. Testemunhas não souberam dizer, no momento da confusão, quem seria o responsável pelos golpes. Segundo relatos, as feridas não sangraram imediatamente. “Aparentemente, todos haviam feito o uso de bebidas alcoólicas, mas nada que comprometesse a noção do que estava acontecendo. Todos estavam cientes. Alguns haviam bebido no bar [próximo à Praça Raul Soares], outros, em outros locais”, pontuou Ana Paula de Oliveira.
Suspeito preso
No domingo (26), o rapaz de 25 anos, autor das facadas contra Marvio Ludolf, foi preso por flagrante de delito na porta do prédio onde mora, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Conforme a PCMG, o suspeito é estudante de engenharia e presta serviços como freelancer. A audiência de custódia do caso deve ocorrer ainda nesta segunda-feira (27).
A delegada também afirmou que o casal possui histórico de violência registrado. “O companheiro dela [mulher agredida] já foi preso em decorrência disso. Só que nessa situação específica, a questão que evoluiu para o homicídio é a que está sendo priorizada. As outras questões e nuances serão analisadas durante a investigação e, eventualmete, no relatório e encaminhamento à Justiça, poderão gerar alguma responsabilização”, destacou.
Após exames no Instituto Médico Legal (IML) Doutor André Roquette, o corpo de Marvio Blanco Ludolf foi retirado por familiares.