Hora de se hidratar: Defesa Civil emite alerta de baixa umidade do ar em BH

umidade baixa bh
Massa de ar seco age sobre Belo Horizonte há, aproximadamente, um mês (Moisés Santos/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta sexta-feira (22), um alerta de baixa umidade do ar. Uma massa de ar seco deve deixar os índices em torno de 30% na capital mineira, no decorrer desta tarde até as 18h da próxima segunda-feira (25).

Entre as recomendações do órgão, estão: aumentar a hidratação, consumir alimentos mais leves e dormir em local arejado. Outra orientação é evitar atividades físicas ao ar livre, além de procurar um especialista caso surjam problemas respiratórios (veja mais abaixo).

Sem chuva em BH

Ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis explica que a massa de ar seco atua em Minas Gerais há quase um mês. O fenômeno está bloqueando a chegada de frentes frias e a formação de nuvens que, porventura, poderiam causar chuvas.

“Não existe grande possibilidade de chover nos próximos dias. Aumentando a sequência de dias sem chuva, as condições acabam se tornando favoráveis à ocorrência de queimadas, por exemplo”, alerta o especialista.

Conforme Ruibran, os termômetros devem registrar entre 13ºC e 26ºC nos próximos dias, com céu parcialmente nublado. A tendência é que a umidade relativa do ar siga baixa até o final deste mês, ao passo que as temperaturas máximas devem aumentar.

Recomendações da Defesa Civil

  • Hidrate-se durante o dia; ⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!