Hospital das Clínicas da UFMG fica sem energia e fecha pronto-socorro após incêndio na rede elétrica

hc ufmg
Apesar do hospital ter gerador, pacientes estão sendo remanejados (Henrique Coelho/BHAZ)

Um princípio de incêndio na rede elétrica deixou o Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) sem fornecimento de energia nesta quarta-feira (9). O fogo foi controlado pelos bombeiros e não deixou vítimas, mas gerou transtorno. A unidade de saúde está fazendo remanejamento de pacientes e fechou o pronto-socorro.

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) ainda atua no local, para restabelecer o fornecimento no hospital, e afirmou ao BHAZ que o que causou o incêndio foi um furto de cabos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início em uma caixa transformadora, em frente ao Hospital das Clínicas, na avenida Alfredo Balena, bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de BH. Por volta de 16h15, os bombeiros atuaram na extinção do fogo na fiação subterrânea e a Cemig foi acionada.

A companhia informou que foi preciso desligar todo o fornecimento de energia em parte da área hospitalar, para que reparos fossem efetuados. A desativação aconteceu entre 18h05 e 18h51, aproximadamente. Segundo a Cemig, o Hospital das Clínicas é a única unidade que ainda permanece sem fornecimento de energia no momento.

Os bombeiros também foram acionados para um possível incêndio no Hospital João XXIII, mas não havia fogo no local. Algumas pessoas se confundiram, porque a fumaça do outro incêndio chegou ao hospital por meio dos dutos subterrâneos. De acordo com os militares, não foi necessário evacuar nenhum ambiente e a situação está sob controle.

Pronto-socorro fechado

Por conta da queda de energia, o Hospital das Clínicas fechou o atendimento do pronto-socorro. “A instituição pede que os pacientes que necessitarem de atendimento de urgência procurem outras unidades hospitalares”, orientou, em nota enviada ao BHAZ (leia na íntegra abaixo).

No comunicado, a instituição garantiu que possui gerador e que os equipamentos médico-hospitalares possuem autonomia de funcionamento, por meio de bateria. “Porém, o hospital já iniciou o remanejamento interno de pacientes”, acrescentou. O hospital informou também que as causas do problema ainda estão sendo investigadas, incluindo a suspeita de roubo de cabos.

Nota do HC-UFMG na íntegra:

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh informa que o superaquecimento de uma caixa transformadora da Cemig que alimenta uma das alas do hospital provou a queda da energia na tarde desta quarta-feira (9). A Cemig já está no local atuando juntamente com o Corpo de Bombeiros, porém, não há previsão para o reparo dos danos causados. A Cemig diz que ainda está investigando as causas do problema, inclusive a suspeita de roubo de cabos. 

O HC-UFMG informa ainda que possui gerador e todos os seus equipamentos médico-hospitalares possuem autonomia de funcionamento (bateria). Porém, o hospital já iniciou o remanejamento interno de pacientes. O pronto-socorro foi fechado e, por isso, a instituição pede que os pacientes que necessitarem de atendimento de urgência procurem outras unidades hospitalares.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!