Hospital João 23 atende cerca de 2 mil casos de envenenamento por mês; veja como se prevenir

joão 23
Hospital divulgou cuidados recomendados à população (Henrique Coelho/BHAZ)

O Hospital João 23, que fica no Centro de Belo Horizonte, informou nesta quarta-feira (18) que atende cerca de dos mil casos de envenenamento por mês. Segundo a unidade, o registro foi feito no Ciatox-MG (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais) do hospital.

Segundo o levantamento, os casos de picadas de animais peçonhentos mais comuns são os de escorpião, aranha e cobra. Já as intoxicações normalmente são provocadas por medicamentos, cosméticos, desinfetantes, produtos de limpeza ou produtos químicos em geral.

“Prestamos atendimento telefônico e presencial às vítimas de acidentes por intoxicação aguda, seja por envenenamento por plantas, animais peçonhentos, produtos químicos e drogas lícitas e ilícitas, em todo o hospital. Isso inclui pronto-socorro, Unidade de Terapia Intensiva, bloco cirúrgico e enfermarias”, explica o coordenador do Ciatox, Adebal Andrade Filho.

Como agir em caso de envenenamento

Ainda segundo o Centro de Assistência, antes mesmo do atendimento médico, alguns procedimentos importantes e que podem influenciar na recuperação da vítima precisam ser feitos. Veja como agir se você ou pessoas próximas forem vítimas de alguma dessas situações:

Em caso de intoxicação aguda:

1 – Levar a vítima de intoxicação o mais rápido possível a um serviço de saúde;

2 – Levar o frasco ou a caixa da substância a que a pessoa foi exposta;

3 – NÃO induzir vômitos;

4 – NÃO ingerir leite;

5 – NÃO oferecer alimentos ou água;

6 – NÃO deixar a vítima sozinha.

Em caso de picada por animal peçonhento:

1 – Levar a vítima a um serviço de saúde o mais rápido possível;

2 – Caso o animal tenha sido capturado, levá-lo, em segurança, com a vítima ao serviço de saúde;

3 – Se não for capturado, caso seja possível, fotografe o animal de vários ângulos e leve ao serviço de saúde onde a vítima for atendida;

4 – Lavar o local da picada com água e sabão;

5 – NÃO fazer torniquete;

6 – NÃO furar ou tentar chupar o local da picada;

7 – NÃO oferecer água ou alimentos à vítima.

O teleatendimento de Toxicologia do Hospital João XXIII funciona 24 horas, todos os dias pelos telefones 0800 722 6001, (31) 3224-4000 e (31) 3239-9308.

O serviço conta com equipe médica disponível 24 horas, todos os dias da semana, para orientar a população e os profissionais de saúde sobre intoxicações agudas e acidentes por animais peçonhentos.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!