TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

IBAMA suspende entrada de animais em unidade de BH após descoberta de circovírus

18/08/2026 às 10h38
Cetas do IBAMA de BH deixa de receber novos animais temporariamente
Aves podem ser afetadas pelo circovírus (Fotos: Reprodução/Instagram/Cetas)

O Centro de Triagem e Resgate de Animais Silvestres (Cetas), ligado ao Ibama, em BH, suspendeu temporariamente o recebimento de novos animais após detectar a presença de circovírus na unidade da capital. A medida vale a partir desta terça-feira (18) e foi adotada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O circovírus foi encontrado em um animal que chegou recentemente à unidade de Belo Horizonte.

Esse vírus é um agente infeccioso de fácil transmissão entre aves de espécies como papagaios e araras, como os encontrados na unidade do Ibama em BH. A suspensão tem caráter preventivo e busca evitar a disseminação da doença entre os animais mantidos no centro.

Veja também


Durante o período de suspensão, animais silvestres resgatados em estado crítico e que precisem de atendimento emergencial deverão ser encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis.

Segundo o IEF e o Ibama, um plano de ação especial foi elaborado para reforçar as medidas de segurança sanitária no Cetas de Belo Horizonte. Entre as ações estão o reforço dos protocolos de biossegurança e o fortalecimento da capacidade dos laboratórios, com aquisição de equipamentos e insumos e contratação de dois profissionais especializados.

As instituições também preveem a formalização de um acordo de cooperação técnica entre o Ibama e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

IBAMA forma grupo técnico para acompanhar situação

Também foi criado o Grupo Técnico Especial em Minas Gerais (GTMG), responsável por coordenar as ações relacionadas ao circovírus, acompanhar a situação sanitária e subsidiar as decisões técnicas sobre as próximas medidas.

Ainda não há uma data definida para a retomada do recebimento de novos animais no Cetas de Belo Horizonte. A reabertura dependerá de uma avaliação das condições sanitárias da unidade, da capacidade de alojamento e da existência de alternativas seguras para a reabilitação e destinação dos animais.

O IEF e o Ibama informaram que comunicarão a comunidade assim que as condições de segurança forem restabelecidas e o Cetas BH puder voltar a receber novos animais.

Fábio Galdino

Fábio Galdino é jornalista, apresentador de TV e, agora, repórter do Portal BHAZ. Natural de Santa Luzia, na Grande BH, é formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e, nos últimos anos, dedicou à cobertura jornalística em diferentes emissoras de televisão, com passagens por afiliadas à Rede Globo, SBT e Band. Em 10 anos, participei de grandes coberturas, como eleições municipais e estaduais, a tragédia do rompimento de uma barragem, em Mariana, e a pandemia de Covid-19.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ