Uma família de Belo Horizonte pede ajuda para localizar um idoso desaparecido desde o dia 11 de dezembro. José Carlos de Paulo, 62, sumiu após sair da casa em que mora com o filho no bairro Alto Vera Cruz, região Leste de BH. A Polícia Civil investiga o caso.
Ao BHAZ, a filha de José Carlos, Michelle de Paulo Aragão, conta que no dia do desaparecimento ela acompanhou o pai em uma consulta médica. Segundo ela, o idoso é alcoólatra e enfrenta problemas de memória.
Ela relata que deixou o pai em casa e continuou os afazeres do dia. Naquela noite, no entanto, recebeu uma ligação do irmão relatando que o homem tinha deixado a residência.
Michelle conta que mobilizou uma campanha nas redes sociais para buscar o pai, que está desaparecido há quase 10 dias. Durante o período de buscas, a família teve acesso a vídeos de câmeras de segurança que mostram o idoso caminhando pela rua Desembargador Saraiva.
“Nunca aconteceu dele sumir assim, foi a primeira vez. Já vai fazer 10 dias que ele desapareceu e nada. Então estamos procurando em todos os lados, a preocupação é muito grande”, lamenta a filha.
Quem tiver informações sobre o paradeiro do idoso pode entrar em contato pelo número (31) 9219-5534 ou no contato da Polícia Civil 0800-2828-197.
Pessoas desaparecidas: o que fazer?
Se você está sem notícias de alguém do seu convívio, é possível registrar o desaparecimento na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, da Polícia Civil de Minas Gerais. Por lá, é necessário apresentar uma foto e documentação do ausente, caso existente, para início da busca.
Para comunicar o desaparecimento de alguém não é preciso esperar 24 horas. A orientação é procurar a delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que a ausência incomum da pessoa for percebida. Por exemplo, se a pessoa costuma chegar em um determinado horário e não apareceu e nem avisou sobre atraso, o boletim de ocorrência pode ser registrado.
Caso o desaparecido seja menor de idade, é necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento. No entanto, a ausência do documento não impede o registro e a busca.
Denúncias de desaparecimento também podem ser feitas por meio da Delegacia Virtual do Governo de Minas, disponível para computadores e celulares. Para realizar a ocorrência, é necessário que o desaparecimento tenha ocorrido em um prazo de até 30 dias.
Registros desta natureza também podem ser feitos por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por lá, basta selecionar a opção “desaparecidos” e filtrar consulta por faixa etária, região, período de desaparecimento e nome do desaparecido clicando no ícone superior direito representado por três pontos e selecionar o “filtrar”.
Em caso de informações sobre uma pessoa que está sendo procurada pela família, basta entrar em contato com o número 0800-2828-197.