Covid: Idosos de 85 a 82 anos poderão tomar dose de reforço na próxima semana

vacinação bh
Além deles, os trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais também poderão tomar a dose de reforço nos próximos dias (Gil Leonardi/Agência Minas)

Para reforçar a imunização contra a Covid-19 na capital, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está convocando idosos de 85 a 82 anos para tomar a terceira dose da vacina. Poderão comparecer aos centros de saúde na próxima semana aqueles que tenham sido imunizados com a segunda dose há pelo menos seis meses ou que esteja faltando apenas 15 dias para completar este prazo. 

Além deles, os trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais também poderão tomar a dose de reforço nos próximos dias. Haverá ainda ações de repescagem para alguns públicos vacinados com a Pfizer. Confira o cronograma de vacinação da próxima semana: 

  • 15/11, segunda-feira: não haverá vacinação;
  • 16/11, terça-feira: dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos, completos até 30 de novembro, cuja segunda dose tenha 6 meses ou que faltem até 15 dias para este prazo;
  • 17/11, quarta-feira: dose de reforço dose para pessoas de 85 e 84 anos cuja data da segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
  • 18/11, quinta-feira: dose de reforço para pessoas de 83 e 82 anos cuja data da segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
  • 19/11, sexta-feira: – repescagem de dose de reforço para idosos; repescagem de dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão a partir de 18 anos, cuja segunda dose tenha sido há pelo menos 28 dias; repescagem de segunda dose para pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos vacinadas com a Pfizer;
  • 20/11, sábado: não haverá vacinação. 

Documentos necessários

Os idosos convocados para receber a dose de reforço precisam apresentar o comprovante de endereço e cartão de vacinação. Até o momento já foram convocadas para receber a dose de reforço idosos de 89 anos e mais e de 88 a 64 anos. 

Já os trabalhadores da saúde, além dos documentos pessoais, também precisam levar um comprovante de atuação profissional em centros de saúde localizados em Belo Horizonte.

Locais de vacinação

Em Belo Horizonte, os locais de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira de 8h às 17h – para pontos fixos e extras. Já os pontos drive-thru operam no horário de 8h às 16h30.

Há também três pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços: 

  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 – Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 – Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h. 

Antes de se deslocar aos locais listados, é necessário conferir os endereços no site da prefeitura, já que eles estão sujeitos à alterações. Para evitar filas e aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que o usuário se vacine no dia da convocação.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!