Idosos poderão receber vacina contra a gripe em mais 10 drogarias de BH

Vacina contra gripe
Imunização já estava sendo realizada em 43 unidades da Drogaria Araújo (Adão de Souza/PBH)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ampliou os locais de vacinação contra a gripe e, a partir desta quinta-feira (20), idosos de 60 anos ou mais também poderão se imunizar em dez unidades da Droga Clara. Desde a última sexta-feira (14), a imunização já estava sendo realizada em 43 unidades da Drogaria Araújo na capital mineira, onde estão sendo distribuídas senhas no local.

De acordo com a prefeitura, a estratégia de ampliar a vacinação contra a gripe para drogarias tem como objetivo evitar aglomerações nos centros de saúde que estão vacinando contra a Covid-19. A vacinação segue nas 43 unidades da Araújo, mas, na Droga Clara, não será necessária a retirada de senhas. A imunização acontece das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h.

Os endereços estão disponíveis neste link.

Campanha de vacinação

Belo Horizonte recebeu cerca de 617 mil doses da vacina contra a gripe. O Ministério da Saúde tem repassado as doses da vacina de forma escalonada. Até o momento, cerca de 143 mil pessoas se vacinaram na capital, o que representa 22% do atual grupo contemplado – a meta é imunizar 90% do público. 

“A vacina é segura e eficaz e a Secretaria Municipal de Saúde orienta que toda a população elegível se vacine. Ela protege contra o vírus Influenza, que causa doença respiratória, muitas vezes, com quadros graves. Com a imunização, ocorre redução nas complicações e internações” explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta. 

A campanha segue em andamento, nos centros de saúde, para os demais públicos, como crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e professores, no horário de rotina das salas de vacinas, com exceção das unidades 24h e dos locais de vacinação de pessoas com comorbidades, disponíveis aqui.

Já os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais (públicos, filantrópicos e privados), SAMU, centros de saúde e UPAs estão sendo vacinados nas próprias instituições. Os endereços dos centros de saúde e os horários das salas de vacina estão disponíveis neste link.

Por medida de segurança, pessoas que receberam a vacina contra Covid-19 precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe. A PBH também reforça que não será necessário realizar um novo cadastro para idosos acamados se vacinarem contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde utilizará o cadastro feito para a vacinação contra a Covid-19 e as equipes entrarão em contato para fazer o agendamento.

Com PBH

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!