Pesquisar
Close this search box.

IFMG no Buritis em BH: Cursos gratuitos, local, investimento e mais

Por

buritis ifmg
Governador Valadares e outras 17 cidades de Minas já contam com IFMG, que chega ao Buritis em BH (Governo Federal/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo Federal anunciaram, na última semana, que o bairro Buritis, na região Oeste da cidade, receberá um campus do IFMG.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais já tem endereço. Veja o local onde ficará a instituição de ensino e detalhes da iniciativa na capital mineira.

O IFMG no bairro Buritis ofertará cursos gratuitos e a expectativa é de que entre 3 e 4 mil alunos sejam atendidos na instituição. O investimento é de R$ 30 milhões e a União financiará as reformas necessárias, além da aquisição de equipamentos para o campus.

A Prefeitura de Belo Horizonte cedeu o terreno para instalação do campus. Ele fica nas proximidades da sede da BHTrans no Buritis. Por lá, atualmente funciona a reitoria do IFMG, que conta com campus em outras 18 cidades de Minas Gerais.

Entre os próximos passos da criação do IFMG no Buritis está a proposta de realização de um concurso federal. O quadro de funcionários da instituição será formado por aprovados no certame. Entre as vagas futuras estão cargos de professores e técnicos administrativos.

Futuramente, a Prefeitura de BH espera que o IFMG seja levado para o Centro da cidade como parte do projeto “Centro de Todo Mundo”. A iniciativa visa a revitalização da região central.

O que é o IFMG?

O IFMG é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Oferece uma variedade de cursos técnicos e superiores, todos gratuitos, com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou de processos seletivos próprios. Com a chegada do campus em Belo Horizonte, mais oportunidades educacionais se abrem para a população da capital mineira.

Com PBH

Roberth R Costa

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ